31.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Pessoas que tem alergia após ficarem expostas ao sol precisam se proteger

- Publicidade -

URTICÁRIA SOLAR

Algumas pessoas, após ficarem expostas ao sol, começam a apresentar manchas avermelhadas na pele.

Essas manchas incomodam porque provocam coceira e muitas vezes se espalham por todo o corpo. São sintomas da urticária solar. O problema não é muito comum, mas quem sofre dele tem que evitar ao máximo os raios solares.

Segundo o alergista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Simonides Carriço, a mínima exposição, mesmo com o uso do protetor solar, já causa manchas vermelhas e desconforto.

“Ela assim que se expõe ao sol ela começa a apresentar um eritema, uma vermelhidão no braço, começa a haver prurido, que é a coceira, começa a se coçar e rapidamente isso se alastra por quase todo o corpo podendo chegar ao quadro de urticária grave. Então, o quanto antes possível esse paciente deve ser atendido.”

A urticária solar pode surgir em qualquer fase da vida e, assim como as outras alergias, também pode ter um fundo genético.

O alergista Simonides Carriço ressalta que não existe um tratamento específico que garanta a cura do problema, só o alívio dos sintomas. O que a pessoa deve fazer é redobrar os cuidados com a pele e o sol.

“Ela tem que ter cuidados para o restos da vida, ou isso pode passar naturalmente, não existe um tratamento eficaz contra a urticária solar, existe um tratamento profilático que é a base de filtros protetores, de roupas para evitar o contato com o sol, justamente evitar ao máximo possível a exposição ao sol e fazer com que os pacientes usem antialérgicos com freqüência.”

O médico Simonides Carriço alerta que, ao piorarem os sintomas, é fundamental que o paciente procure um médico o mais rápido possível. Segundo ele, a alergia pode levar a um quadro fatal, como um sufocamento por edema de glote na garganta, por exemplo.(Ministério da Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights