14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Como alterar hábitos alimentares arraigados há anos?

- Publicidade -

21/01/2018 18h22 – Por Saúde Brasil

Para alcançarmos uma alimentação saudável e balanceada, devemos comer mais frutas, legumes e verduras, apostar em alimentos in natura e diminuir a quantidade de açúcar e sal.

Mas se a pessoa não se alimenta da melhor maneira, como alterar costumes que já a acompanham há anos? Nathalia Pizato, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), fala ao Portal Saúde Brasil sobre o assunto.

“As pessoas precisam se conscientizar de que devem comer mais frutas, legumes e verduras, diminuir as gorduras saturadas, sal e açúcar e consumir menos bebidas alcoólicas”, explica Nathalia Pizato.

Adaptação gradual

A mudança de hábito não precisa necessariamente ser repentina. De uma maneira gradual, a própria pessoa percebe os benefícios adquiridos.

“Comece a evitar processados e ultraprocessados. Depois, vá diminuindo as gorduras saturadas, o açúcar, o sal e aquilo que sabemos que não é saudável.

Se a pessoa tem alguma resistência à mudança, como aquela que gosta muito de doces, por exemplo, ela precisa de um processo mais adaptativo.

Uma sugestão é ir diminuindo a quantidade daquilo que você gosta de comer todo dia para que vá sentindo a mudança.

A pessoa coloca muito açúcar no café? Vai diminuindo a quantidade todo dia até que se coloque pouco ou nenhum açúcar.

O café é apreciado em muitos lugares do mundo sem açúcar, mas o nosso costume é diferente e só nós podemos mudar isso”, ensina Nathalia Pizato.

“Para muitas pessoas, é mais fácil aceitar essa mudança fazendo uma adaptação gradual. Com o tempo ela vai sentir a melhora, já que a alimentação saudável dá um retorno fantástico, traz um equilíbrio metabólico como um todo.

Quanto mais saudável a alimentação, mais recebemos as vitaminas e os minerais necessários. Assim, o organismo responde melhor e você ganha de presente todos os benefícios.

A pele responde melhor, o intestino funciona perfeitamente, ganha-se mais tonicidade de músculo, disposição, ou seja, tudo fica em dia e você percebe que a saída é mesmo ter bons hábitos alimentares”, aponta Nathalia Pizato.

Substitua sobremesas

Outra maneira de se conquistar hábitos alimentares mais saudáveis é trabalhar a substituição. Identifique aquilo que você sempre consome que poderia dar lugar a algo mais saudável. “Há sempre aquela questão do doce depois do almoço como sobremesa.

Nós temos diversas frutas que têm o açúcar próprio dela e que trazem a mesma sensação de bem-estar que o docinho, mas de uma maneira bem mais saudável”, lembra a nutricionista. “É possível trocar o chocolate ou o pudim por uma fruta de forma gradual.

Se a pessoa come quatro quadradinhos do chocolate após a refeição, passa a comer três, depois dois, depois apenas um.

Com o passar dos dias, ela acaba trocando o doce pela fruta. Também dá para ir intercalando entre a fruta e o doce até que se acostume ao alimento mais saudável”, finaliza a nutricionista.

Mudanca habito shutterstock

Dra Nathalia Pizato. Foto: Karina Zambrana/MS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights