26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Curso capacitará profissionais sobre a saúde da mulher

- Publicidade -

Portal Brasil 23/04/2017 17h09

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a saúde da mulher já podem se inscrever no curso Saúde das mulheres na Atenção Básica: protocolo clínico para enfermagem. As inscrições podem ser realizadas até 17 de maio.

A atividade é composta por três módulos independentes, com carga horária de 15h cada. “O curso tem como objetivo consolidar o estado da arte do acolhimento, diagnóstico, tratamento e seguimento dos agravos mais comuns que motivam a procura das usuárias do SUS para resolução de seus problemas de saúde”, explica o médico, consultor técnico e editor científico da UNA-SUS, Paulo Biancardi Coury.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde – por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) – e a Universidade Federal do Maranhão – integrante da Rede UNA-SUS.

Curso

O primeiro módulo trata da saúde sexual e reprodutiva e da atenção às mulheres em situação de violência. Já a segunda etapa aborda a atenção às mulheres no pré-natal de baixo risco, puerpério e promoção do aleitamento materno.

O terceiro e último módulo tem como enfoque atenção ginecológica, climatério e prevenção dos cânceres de colo de útero e mama.

As etapas podem ser realizadas separadamente e segundo a ordem escolhida pelo aluno, que poderá obter certificação pela oferta educacional completa se concluir todas as etapas, ou por cada módulo concluído individualmente.

Apesar do público-alvo do curso serem os enfermeiros, Cury crê que os demais membros da equipe de saúde devem fazer o módulo para conhecerem os procedimentos de enfermagem e para que o diálogo entre os diversos profissionais das equipes seja mais transparente e produtivo.

O segundo módulo aborda a atenção às mulheres no pré-natal de baixo risco, puerpério e o aleitamento maternoWilson Dias/Agência Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-