16.7 C
Dourados
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Hospital Universitário faz mutirão para reduzir fila por cirurgia vascular

- Publicidade -

Atualmente, 173 pessoas aguardam pela realização de cirurgias vasculares no HU-UFGD

30/05/2017 06h33 – Por: Douradosagora

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) adere nesta quarta-feira, dia 31, ao 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, da qual faz parte junto com outros 38 hospitais universitários federais de todo o País.

Os profissionais do Centro Cirúrgico estarão exclusivamente atuando em prol de cirurgias vasculares, com a expectativa de 15 pacientes atendidos em procedimentos de varizes.

Por aproximadamente dois anos as cirurgias vasculares não vinham sendo realizadas no HU-UFGD, em função da falta de insumos e materiais específicos, recentemente adquiridos pela administração do hospital. Atuarão nos procedimentos uma equipe de quatro cirurgiões vasculares, três anestesiologistas e 21 profissionais de Enfermagem.

Atualmente, 173 pessoas aguardam pela realização de cirurgias vasculares no HU-UFGD. Com o retorno dos procedimentos, a ideia é de que pelo menos 20 pacientes sejam atendidos cirurgicamente por mês na instituição.

Conscientização

Paralelamente, também em ações pelo Mutirão, duas equipes de colaboradores e estudantes estarão em diversos pontos do hospital trabalhando em ações educativas. De manhã e à tarde, um grupo formado por enfermeiros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) ampliará aos usuários a já consolidada campanha pela “Higienização das Mãos” que faz junto aos trabalhadores. Em locais como recepções e ambulatórios, pacientes e acompanhantes receberão orientações sobre como higienizar as mãos de forma correta e a importância do ato para a manutenção da saúde e a redução de infecções, principalmente dentro do ambiente hospitalar.

Também em abordagem a usuários em pontos estratégicos do HU-UFGD, estudantes de graduação de Medicina, Psicologia, Nutrição e Enfermagem, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) GraduaSUS, farão um trabalho de conscientização sobre os problemas causados pelo tabagismo. O assunto foi escolhido por ser 31 de maio o Dia Mundial sem Tabaco, no qual instituições de saúde de todo o mundo, orientadas pela Organização Mundial de Saúde, realizam atividades educativas. Neste ano, o tema da campanha é “Tabaco: Uma ameaça ao desenvolvimento”.

Ação nacional

Em sua segunda edição, o Mutirão Nacional da Rede Ebserh gerou a expectativa recorde de mais de 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados, nas cinco regiões do País. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e mudar a vida de muitas pessoas, como na primeira edição do evento, realizada em novembro de 2016.

A ação envolve procedimentos cirúrgicos, consultas, exames e atividades educativas. Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o evento mostra a relevância da empresa para o usuário do SUS. “Essa mobilização dos hospitais universitários se dá pela busca da melhoria do sistema público de saúde. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa, além de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica”, ressalta Morais.

Hospital Universitário faz mutirão para reduzir fila por cirurgia vascular

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights