28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Lavar as mãos e usar álcool em gel ajuda a combater o vírus

- Publicidade -

GRIPE: Lavar as mãos e usar álcool em gel ajuda a combater o vírus

21/04/2018 08h09 – Por Ministério da Saúde

A partir do dia 23 deste mês, todos os postos de vacinação do país estarão mobilizados para a campanha contra a gripe.

A vacina é uma forma importantíssima para se proteger contra o vírus, mas existem outras maneiras de se prevenir como, por exemplo, lavar as mãos regularmente e usar o álcool em gel.

E é isso que explica a coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

“Mesmo para as pessoas que tomem a vacina, elas devem manter as ações que nós chamamos de não farmacológicas, que são lavar as mãos.

Mas às vezes eu estou em um lugar onde não existe forma de estar lavando as mãos o tempo todo, então é sempre ideal que a gente tenha um vidro de álcool em gel para fazer a higiene nas mãos.

O recomendado é que a gente lave as mãos o tempo todo, e naqueles locais onde a gente não tem como lavar a mão naquele momento, eu utilizo o álcool em gel. Isso faz uma diferença enorme na proteção contra a gripe”.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, e pode ocorrer outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.

Na forma grave, a gripe causa falta de ar, febre por mais de três dias, dor muscular intensa e prostração. Para saber mais, acesse o portal da Saúde. O endereço é saude.gov.br

EBC Rádios

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-