27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Manual vai fortalecer Saúde para mulheres sobreviventes de violência

- Publicidade -

03/12/2017 11h00 – Por OPAS/OMS

A violência contra as mulheres é um grande problema de saúde pública, uma questão de desigualdade de gênero e uma grave violação aos direitos humanos. Inclui violência física, sexual e psicológica por parte do parceiro e também violência sexual por parte de não parceiros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu violência física e/ou sexual, cometida principalmente pelo parceiro.

A violência prejudica a saúde das mulheres de várias formas e provoca consequências imediatas e de longo prazo que podem ser óbvias ou veladas.

As mulheres que a vivenciam são mais propensas a procurar cuidados de saúde, embora geralmente não divulguem a violência como o motivo da busca de atendimento.

Os prestadores de serviços de saúde, portanto, têm um papel importante a desempenhar na identificação de mulheres vítimas de violência e devem atender com empatia.

Para que os profissionais possam responder adequadamente, os sistemas de saúde precisam ser fortalecidos a fim de que as mulheres recebam cuidados de alta qualidade, além de respeito.

Por isso, a OMS lançou um novo manual para ajudar os gestores de saúde e os decisores políticos a fortalecer os sistemas de saúde e oferecer uma melhor qualidade de atendimento às mulheres sujeitas à violência.

Sobre o novo manual

O manual se baseia nas diretrizes clínicas e políticas da OMS para responder à violência por parte de parceiros e violência sexual contra mulheres (2013).

Também fornece orientações aos gestores de saúde e aos formuladores de políticas para o planejamento, gerenciamento e monitoramento de serviços, com o intuito de atender às necessidades de saúde física e psicológica de mulheres e meninas, bem como para garantir que as necessidades atuais de segurança, apoio e saúde mental sejam abordadas.

Embora o cuidado com as mulheres submetidas à violência necessite estar disponível em todos os níveis da assistência médica, a OMS recomenda que sejam integrados nos cuidados de saúde primária.

Os serviços de saúde também proporcionam uma oportunidade importante para conectar as mulheres a outros serviços sociais e jurídicos de apoio.

Plano Global de Ação sobre Violência da OMS

Este manual apoia a implementação do “Global plan of action to strengthen the role of the health system within a national multisectoral response to address interpersonal violence, in particular against women and girls, and against children” – aprovado pelos Estados Membros na Assembleia Mundial da Saúde, em 2016.

www.paho.org

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-