14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Meningite C será ofertada para adolescentes de 12 e 13 anos

- Publicidade -

28/03/2017 13h10 – Por: Da redação

As vacinas contra HPV (Papiloavírus Humano) e Meningite C contaram com mudanças quanto a faixa etária de alcance pelo Ministério da Saúde e com isso o Núcleo de Imunização de Dourados espera que no município 21 mil adolescentes a mais sejam vacinados.

Contra o HPV, as vacinas eram disponibilizadas apenas para meninas entre 9 e 14 anos. Agora, os meninos que tenham entre 12 e 13 anos podem se vacinar.

A vacina contra Menigite C era disponibilizada para crianças menores de cinco anos e com a alteração ficam disponíveis para o grupo de adolescentes de 12 e 13 anos – meninos e meninas-.

A gerente da Imunização, Carla Cristina Ribeiro da Silva, destacou que a alteração ajudará no controle das doenças e que quando o adolescente alcança a faixa etária é necessário ter atenção e buscar se proteger.

“Será um diferencial muito positivo para evitar a circulação do vírus e a população precisa buscar a prevenção nestas idades”, disse.

A vacinação contra HPV é uma importante aliada na prevenção de alguns tipos de câncer, em especial o câncer de colo de útero. O HPV pode ser contraído por relações sexuais desprotegidas e por contato direto com mucosas infectadas no momento do parto.

Os sintomas da doença são lesões nas genitálias, no entanto, estes podem aparecer em outras partes do corpo. A realização de exames para identificar doenças sexualmente transmissíveis com certa periodicidade é indicada.

A meningite C pode ser causada pela infecção de vários tipos de microorganismos e é transmissível de uma pessoa a outra através das secreções respiratórias. A doença pode gerar complicações graves de saúde e a indicação é um diagnóstico precoce para que seja combatida.

Entre os sintomas, o paciente pode ter: febre alta, dor de cabeça, vômitos, desconforto à luz, letargia, etc.

Carla explica que a vacina contra meningite C também estará disponível aos adolescentes que tenham recebido a vacinação na fase de 0 a 5 anos, tendo em vista o reforço na prevenção.

Para receber as dosagens, é necessário procurar uma unidade básica de saúde mais próxima com a carteira de vacinação em mãos. Em caso de dúvidas ou a necessidade de nova carteirinha, também é necessário se informar nas unidades.

Vacinas contra HPV e Meningite C sofrem alterações quanto a faixa de idade

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights