21.8 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ministério Público quer atendimento adequado para prevenção ao suicídio

- Publicidade -

Audiência realizada pela 13ª Promotoria debateu o “Suicídio e a necessidade de conscientização para prevenção”

23/05/2017 07h22 – Por: Valéria Araújo

O Ministério Público Estadual de Dourados quer atendimento adequado e eficaz para pacientes com quadros depressivos e que já tenham praticado atos de tentativa de suicídio. Para isto realizou na última quarta-feira a audiência com o tema “Suicídio – A necessidade de conscientização para prevenção”. O encontro foi promovido pela equipe de Assistentes Sociais do MPE, em parceria com a 13ª Promotoria de Justiça, que tem como titular o Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior.

Segundo ele, a proposta é buscar entendimento com o poder público para fortalecer e equipar os Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) para que os atendimento sejam efetivos e que cumpram a missão pelo qual foram criados. Num primeiro momento, a audiência tratou do problema suicídio e posteriormente essas outras medidas serão tomadas como resultados futuros desse encontro.

Durante o evento, o procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, presidiu a mesa de abertura do evento que foi composta ainda pelo vereador, Sergio Nogueira; pelo médico psiquiatra, Wendel Lissa Dalpra; a Psicóloga e Professora, Pricila Pesqueira Souza; a Assistente Social do MPMS, Giselle Machado Costa Fasolo; a Assistente Social e professora, Talita Rolim da Silva; e pelo acadêmico de psicologia, Sandro de Toledo.

De acordo com o Promotor de Justiça, Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, o evento surgiu a partir da necessidade de se debater o assunto “suicídio” principalmente diante dos últimos acontecimentos que tomaram vulto nas mídias. “É imprescindível falar abertamente sobre o suicídio, pois existem muitos tabus, mitos e valores morais inseridos neste contexto, buscando assim uma desmistificação, prevenção e promoção da vida com o objetivo de diminuir as ocorrências de tentativas de suicídios e /ou consumação do ato”, explicou.

Ainda segundo o Promotor de Justiça, o encontro buscou despertar a conscientização acerca da necessidade de atendimento eficaz para as pessoas que já tenham atentado contra a própria vida buscando um entendimento objetivo com o fito de demonstrar que é possível fazer o enfretamento de uma demanda tão complexa, ou seja, buscando um melhor atendimento às pessoas que já tenham praticado atos suicidas, demonstrando que podem ser atendidos de forma a garantir uma melhora em seu tratamento seja qual for o local onde ele esteja, igreja, unidade básica de saúde, conversando com um amigo, em um hospital de alta complexidade, uma unidade de pronto atendimento, na escola ou em sua própria casa.
Compete às competências públicas e privadas, à sociedade civil, às organizações governamentais e não governamentais atentar-se para a possibilidade de prevenção bem como entender que o ato suicida é uma forma que o indivíduo encontra para chamar a atenção para a problemática vivida.

Ministério Público Estadual promoveu audiência para tratar sobre o suicídio e visa melhorias na cidade de Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights