32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

“Sempre alerta”: escoteiros de Dourados ajudam ‘salvar’ o meio ambiente

- Publicidade -

“Os princípios do escotismo buscam fazer com que o jovem torne-se um cidadão contribuinte na sociedade, capaz de se responsabilizar por suas atitudes e colaborar para uma sociedade mais justa”, explica Emerson Matos Rodrigues

23/04/2018 10h18 – Por: Maria Lucia Tolouei

“Sempre Alerta” é estar antenado com todos os fatos relevantes que ocorrem na sociedade, sejam de cunho social, econômico e ambiental, pronto a colaborar de forma espontânea com ações corriqueiras do dia a dia, em casa ou fora. A definição é do douradense Emerson Matos Rodrigues, 38 anos, chefe do Ramo Sênior e Diretor de Métodos Educativos do “Grupo Escoteiro São Jorge 07MS”, que ingressou no movimento escoteiro em 2004. O Grupo, que tem sede à Rua Artur Frantz, 195, no Parque Alvorada, foi fundado no dia 13 de agosto de 1990.

O foco dos escoteiros é colaborar para as boas práticas ambientais e sociais. Entre estas, listam-se as campanhas de arrecadação e doação de roupas e alimentos. Mas, um dos principais projetos visa a destinação correta de resíduos, reutilização do óleo de fritura entre outras atividades desenvolvidas nas seções dos Ramos Lobo, Escoteiro e Sênior.

Os escoteiros, também, ajudam a limpar áreas ambientais degradadas e a recolher o lixo reciclável, como garrafas pets, que reutilizam na feitura de botes e outros objetos de utilidade, além de destinar o restante à indústria de reciclagem, que gera emprego e renda para uma boa parte da população.

“Os princípios do escotismo buscam fazer com que o jovem torne-se um cidadão contribuinte na sociedade, capaz de se responsabilizar por suas atitudes e colaborar para uma sociedade mais justa”, explica Emerson Matos Rodrigues, que concedeu entrevista exclusiva ao site DouradosAgora. Hoje é o Dia Mundial do Escoteiro. Confira:

Maria Lucia Tolouei: Como o senhor define o escotismo, quais os princípios e objetivos deste movimento?

Emerson Matos Rodrigues: O escotismo é um movimento de jovens, organizado por adultos voluntários que se dedicam para contribuir para a formação dos jovens escoteiros. O projeto educativo do movimento escoteiro está pautado em três princípios: Dever para com Deus, independente da religião, Dever para com os outros e Dever para consigo mesmo. Respeitando esses três pilares, desenvolvemos nosso projeto educativo, sendo reforçado pela Promessa e Lei Escoteira.

Os princípios do escotismo buscam fazer com que o jovem torne-se um cidadão contribuinte na sociedade, capaz de se responsabilizar por suas atitudes e colaborar para uma sociedade mais justa. Os objetivos do movimento escoteiro é de aperfeiçoar os conhecimentos dos jovens, obtido em casa, na escola e em sua religião, desenvolver princípios morais, cívicos e organizacionais. Focamos em complementar o processo de educação dos jovens através de atividades ao ar livre em contato com a natureza.

Desde a fundação em Dourados, qual o número estimado de participantes até agora?

Cerca de 500 jovens, já fizeram parte do grupo, mas infelizmente este número não é preciso, pois não temos as informações sobre o quantitativo antes do ano 2000. Hoje o grupo conta com 90 participantes, divididos entre jovens e adultos voluntários nas funções de Dirigentes, escotistas e colaboradores.

Qual é o principal trabalho dos escoteiros numa comunidade. O que o escotismo tem feito pelo Meio Ambiente?

O principal trabalho dos escoteiros na comunidade, alem de oferecer um sistema de formação de valores aos jovens é de colaborar para as boas praticas ambientais e sociais. Realizamos anualmente atividades voltadas para a Preservação do Meio Ambiente e Ações Comunitárias.

Nos últimos meses, realizamos campanhas de arrecadação e doação de roupas de frio, cobertores e no mês passado arrecadamos alimentos que foram doados ao Lar do Idoso, para este ano está programado, Campanha de Arrecadação de Roupas de Frio e Cobertores.

Para as questões ambientais, os jovens estão desenvolvendo projetos de destinação correta de resíduos, reutilização do óleo de fritura entre outras atividades desenvolvidas nas seções dos Ramos Lobo, Escoteiro e Sênior

Além do São Jorge, quantos grupos de escoteiro há em Dourados?

Atualmente Dourados conta com mais 2 grupos o Grupo Escoteiro Laranja Doce e o Grupo Escoteiro do Mar Antenor Martins.

Vocês fazem encontros interclubes?

Sempre que possível são realizadas atividades em conjunto, no ano passado participamos do ELO, encontro com os grupos de nossa região e no mês que vem esta programado uma atividade denominada de ERPA, que será realizada em Dourados com a participação de grupos de todo os estado.

O que representa o lema “Sempre Alerta” no mundo de hoje?

Estar “Sempre Alerta” é estar antenado com todos os fatos relevantes que ocorrem em nossa sociedade, sejam eles de cunho social, econômico e ambiental é estar sempre pronto a colaborar de forma espontânea, desde ações corriqueiras do dia a dia em casa, as ações externas.

Quais as categorias do escotismo e como fazer para ingressar. Ainda há vagas? Quem pode participar das ações sociais?

O movimento escoteiro está dividido em Ramos: Lobo, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. No Ramo Lobo ficam os jovens de 6,5 anos até os 10 anos, no Ramo Escoteiro jovens de 11 a 14 anos, no Sênior jovens de 15 a 17 anos e no Ramo Pioneiro os jovens de 18 a 21 anos.

Para fazer parte do movimento escoteiro basta nos fazer uma visita a nossa sede, onde as atividades são realizadas todos os sábados das 14h as 17h. Temos vagas em todos os ramos.

Toda a comunidade pode participar das ações sociais e ambientais promovidas pelo movimento escoteiro, direta ou indiretamente, o Grupo está sempre em busca de parcerias para o desenvolvimento dos projetos, já tivemos colaboração de diversos órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros e Policia Militar Ambiental e de empresas privadas que contribuem para as atividades.

Pessoas físicas também podem vir colaborar com nossos projetos, propondo atividades nas áreas de educação, meio ambiente e sociais, o leque de possibilidades é extenso, já que o projeto educativo busca agregar um conhecimento diversificado as jovens.

Para os integrantes, quais as lições mais importantes? O serviço ajuda a transformar os indivíduos e a sociedade. Qual é o método empregado para formar um cidadão?

A lição de cidadania. Reconhecer que não estamos sozinhos na sociedade e que ainda existem pessoas passando fome e frio, que a desigualdade social é um problema em nosso país e que pertinho de nós existem pessoas que necessitam de nossa ajuda.

Ao oferecer um sistema educativo baseado na iniciativa do jovem, onde ele é estimulado a desenvolver a liderança, trabalhando em um sistema de equipes, conseguimos desenvolver os princípios necessários para a formação de um cidadão

Como o escoteiro e afins conseguem aliar essas atividades aos estudos, trabalho e vida social/familia?

O como somos um movimento que complementa a formação dos jovens ele é desenvolvido aos sábados, nos momentos de folga dos jovens e adultos, durante a semana as atividades ou tarefas propostas são estimuladas a serem realizadas nos momentos livres, propondo sempre que os jovens criem uma rotina que consiga diariamente contemplar suas obrigações de casa, escola e do movimento escoteiros.

Considerações finais.

O movimento escoteiro, vai alem de uma proposta educativa, ele abrange um projeto de vida, que para se atingir seus objetivos conseguimos mudar a nossa forma de ver o mundo e de colaborar para a sociedade. A proposta de seu fundador Baden Powell continua atual, de oferecer aos jovens um sistema de valores, perdido nos dia
s de hoje.

Serviço

Visite nossa pagina www.07ms.org.br temos galeria de fotos e noticias sobre nossas atividades.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights