28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

52ª Expoagro será palco da 1º Prova Halter MS

- Publicidade -

Por: Da redação – 03/05/2016 15h08

Esta será a primeira vez que o julgamento morfológico das raças Quarto de Milha, Appaloosa e Paint Horse sairá de São Paulo. A ‘IX etapa da Liga Nacional do Cavalo de Conformação’ (Lincc) será realizada na pista de julgamento do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, no dia 21 de maio, das 8h às 16h, durante a 52ª Expoagro.

Os 40 animais que serão julgados percorrerão cerca de 820 km somente para a competição. Todos eles são de São Paulo e do Rio Grande do Sul, há somente um criador de Dourados, no entanto seus animais, que já competiram nas outras etapas, também estão em SP, pois Mato Grosso do Sul ainda não possui centros de treinamentos para essa modalidade. “Os competidores membros da Lincc decidiram realizar a disputa este ano em outro lugar, e encontraram no parque de exposições de Dourados a estrutura adequada para a prova”, explica o anfitrião do evento, Leopoldo Pozzi, único criador dessa modalidade no estado.

Segundo ele, a competição é realizada por juízes credenciados que avaliam as qualidades físicas dos animais, ou seja, os atributos e não a beleza. Na competição, são jugadas as três raças pois tanto o Appaloosa, quanto o Paint Horse são derivados do Quarto de Milha. “Os jurados seguem um padrão característico da raça. Como é o mesmo padrão morfológico para as três raças, eles são julgados juntos, na mesma competição”, aponta.

Os animais serão julgados nas categorias macho e fêmea, e também por idade. A competição é reconhecida pela Associação Brasileira dos Criadores de Quartos de Milha (ABQN) e, apesar de ser realizada pela Lincc, é a entidade principal (ABQM) que entrega as premiações.

Para a prova, está prevista a vinda de três juízes credenciados pela ABQM e um juiz dos Estados Unidos, credenciado pela AQHA (American Quarter Horse Association). Após o julgamento, ele dará um curso voltado aos criadores, treinadores e amantes das raças, sobre a morfologia do Quarto de Milha. “Esta é a primeira vez que haverá o curso em MS e será uma grande oportunidade aos criadores gratuitamente terem acesso às informações, uma vez que a raça é natural dos EUA”, afirma Pozzi.

“Além do aprendizado sobre a raça Quartos de Milha, o julgamento em si já é um grande presente para Dourados. Pois é lindo de se ver. Os animais são tratados e preparados como em um concurso de miss”, finaliza o competidor.

52ª Expoagro será palco da 1º Prova Halter MS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-