21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Capelania Hospitalar promove palestra sobre atuação na Maternidade do HU-UFGD

- Publicidade -

Voluntários receberam informações sobre as normas, rotinas e conceitos do Alojamento Conjunto

Por: Douradosagora – 24/08/2016 11h41

Com o objetivo de capacitar e aprimorar o trabalho desenvolvido pelos voluntários na assistência espiritual e religiosa às pessoas internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), o serviço de Capelania Hospitalar promoveu na última terça-feira (23) a palestra “A Capelania Hospitalar e seu desenvolvimento junto à Maternidade”.

Na palestra, o capelão Cícero Marcos abordou a importância do trabalho da Capelania, tanto no apoio e no suporte aos pacientes em recuperação, bem como no programa de humanização do hospital. Num segundo momento, a enfermeira Regina Heloísa Gitti Crivellaro falou sobre as normas e as rotinas do Alojamento Conjunto na Maternidade do HU-UFGD.

“A Maternidade é um ambiente específico, diferente dos outros setores do hospital, pois ali não estão pessoas doentes. Ao contrário, são pessoas que vivem um momento especial, que é o nascimento do filho. Ao mesmo tempo é um momento delicado, de grandes transformações, um turbilhão de emoções. Por isso é importante que as pessoas estejam bem preparadas para lidar com a situação, lembrando que o trabalho da Capelania é muito valioso no nosso setor”, comentou Regina.

Alojamento Conjunto é definido pelo Ministério da Saúde como “o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, assim que nasce, permanece com a mãe em um mesmo ambiente, 24 horas por dia, até a alta hospitalar”. Mãe e bebê são colocados lado a lado no pós-parto, e a mãe é estimulada a cuidar de sua criança. Esse sistema possibilita a prestação dos cuidados assistenciais necessários, bem como a orientação à mãe sobre os cuidados com sua própria saúde e a saúde da criança.

Com 35 participantes, o evento contou ainda com a participação da Ouvidoria e da Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD). A primeira capacitação promovida pela Capelania Hospitalar foi realizada em março deste ano, com o tema “Orientação e Controle de Infecção Hospitalar”, sob responsabilidade da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU-UFGD. ​

Com 35 participantes, o evento contou ainda com a participação da Ouvidoria e da Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD).

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights