16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Carreata a São Cristovão será domingo em Dourados

- Publicidade -

Por: Da redação – 25/07/2016 16h10

Hoje, dia 25 de julho, é comemorado o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e motoristas. Em Dourados, quem homenageia a data é a comunidade católica da Paróquia Santa Teresinha. Esta festividade religiosa já é tradição na região, este ano completa 25 anos, alcançou destaque e importância civil e social, fazendo parte do calendário oficial municipal. A comemoração do Jubileu de Prata acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, próximo final de semana. O ponto alto do evento é a carreata, que prevê a participação de centenas de veículos em trajeto pela cidade, com a benção dos veículos e condutores, terminando com uma grande quermesse na sede da Paróquia.
Segundo a organização, a edição de 2016, o ano do Jubileu de Prata da festa, traz revista comemorativa, que já está sendo veiculada e será distribuída também no evento, onde conta um pouco da história, além de matérias de interesse do público em geral e com enfoque aos motoristas e agricultores. O evento contará ainda com a presença da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), promovendo Campanha de Conscientização no Trânsito.
No dia 30 de julho, às 19h haverá a Santa Missa em intenção aos motoristas e agricultores, as músicas acompanham com ritmo sertanejo. A comemoração continua no dia 31, com a carreata a partir das 8h, saída do Parque Antenor Martins, segue até o Monumento ao Colono, contorna a rotatória e voltando até a Rua Brasil, por onde se encaminham até a Paróquia, onde os padres aspergem com água benta os veículos e condutores e em seguida todos são convidados a participar do tradicional almoço com churrasco.

Todos os anos mais de 4,5 mil pessoas participam da procissão. Segundo a organização do evento, fiéis de toda a Região da Grande Dourados, participam da festa. São pelo menos 1.500 veículos, entre motos, carros, caminhões e também máquinas agrícolas. Participam ainda caminhoneiros de outras regiões que estão de passagem na cidade, que com fé fazem questão de receber a bênção para prosseguir viagem e fazer uma parada para o almoço. Este ano, espera-se um número maior de visitantes.

Os convites do almoço são vendidos individualmente ao preço de R$ 20. Já podem ser comprados na secretaria da Paróquia, fone 3424-7982, localizada na Rua Jaime Moreira, 1465, no Jardim Maracanã, próximo à escola municipal do bairro, e também com os membros das equipes da festa. Mais uma vez, a renda arrecadada com o evento será destinada para as obras e manutenção da sede da congregação.

SÃO CRISTÓVÃO

Segundo a crença, “Cristóvão” significa ‘aquele que carrega Cristo’. Tido como o protetor dos viajantes e motoristas o santo foi martirizado no século três. Antes da conversão ao cristianismo, chamava-se Réprobo, quando conheceu o Rei dos reis, Jesus Cristo, desejou imensamente servi-Lo e como obra de caridade, passou a baldear as pessoas na travessia de um rio perigosíssimo, devido a sua estatura e força física. Em certa noite, um menino chegou ao gigante e lhe pediu: “É possível tu me transportar para a outra margem do rio?”. Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro. Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: “Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves…”.

Carreata a São Cristovão será domingo em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights