32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cidade Universitária sedia 43ª Sala de Vacina de Dourados

- Publicidade -

Douradosagora – 27/06/2016 13h18

A 43ª Sala de Vacina de Dourados está instalada na Cidade Universitária. O resultado consolida a parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Secretaria de Saúde de Dourados.

A inauguração do espaço visa atender a comunidade da Cidade Universitária e reforça o papel do curso de Enfermagem da UEMS e sua contribuição social junto ao público que frequenta o local, entre acadêmicos e servidores de ambas as instituições e população em geral.

O trabalho conjunto com Unidade de Suporte a Urgência (USU) da UFGD será desenvolvido por meio do Núcleo Municipal de Imunização, que têm trabalhado desde o início de 2015 para implantar na Cidade Universitária as ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

“A importância da Sala de Vacina num ambiente universitário como o nosso considera o fato de que a população jovem a adulta ainda carece de atenção e políticas mais efetivas de imunizações. Outro aspecto é o campo de prática para os acadêmicos/as da Enfermagem que, atendendo a população, terão treinamento e aprendizagem”, informa Cássia Barbosa, coordenadora do curso de bacharelado em Enfermagem da UEMS.

Para ela, o espaço é fundamental para que ações de vacinação tenham mais efetividade junto ao público da Cidade Universitária, promovendo as imunizações necessárias para prevenção de doenças transmissíveis a efeitos resultantes de acidentes de trabalho – caso de contrair tétano pelo contato com material cortante enferrujado, por exemplo. Cássia ainda reconhece que a efetivação somente foi possível pela parceria da USU-UFGD, professores do curso de Enfermagem e da coordenadora do Núcleo Municipal de Imunização, Carla Cristina Ribeiro.

De acordo com o chefe da Seção de Projetos da Unidade, enfermeiro Alexandre Rodrigues Mendonça, que egresso da UEMS e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde (PPGES) da instituição, a Sala de Vacina surge com o intuito de atender um dos objetivos da USU, que é a educação e promoção à saúde da população acadêmica e dos demais frequentadores da Cidade Universitária.

O enfermeiro explica que como o PNI visa controlar ou erradicar doenças infecto contagiosas e imunopreviníveis de todas as populações, a implantação de um espaço como esse no campus poderá ser disponibilizados os imunobiológicos, a todos os estratos de idade, para a atualização da situação vacinal de acordo com o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde.

A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo Municipal de Imunização e vem sendo pensada desde o início de 2015, para trazer ao campus as ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A Sala de Vacina fica no prédio do Bloco D da UEMS (Bloco da Enfermagem). Sua logística de funcionamento e atendimento contará com o staff de profissionais tanto da USU/UFGD quanto de docentes e técnicos. Abaixo seguem imagens do interior da 43ª Sala de Vacinação do município de Dourados.

  • Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UFGD e da Prefeitura de Dourados.

Sala de vacina nos campi da UFGD e UEMS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights