16.7 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cinco concorrem à Prefeitura e 228 à Câmara em Dourados

- Publicidade -

Por: Da redação – 01/10/2016 07h55

Os 152.169 eleitores em Dourados que vão às urnas neste domingo (2) têm como opção cinco candidatos a prefeito e 228 para vereador. As votações serão realizadas das 8h às 17h e o eleitor deve levar um documento oficial com foto, dentro da validade: carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. O Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) poderá ser aceito como documento de identidade oficial para a votação do eleitor indígena.

Disputam a cadeira do prefeito Murilo Zauith, os candidatos Délia Razuk (PR), Wanderlei Carneiro (PP), Ênio Ribeiro (Psol), Renato Câmara (PMDB) e Geraldo Resende (PSDB). Na Câmara Municipal, a concorrência é de 95,8 candidatos para disputar as 19 vagas. Todos os atuais vereadores concorrem à reeleição, com exceção de Délia, que almeja a prefeitura. Não há segundo turno em Dourados.

Quem ainda não tem candidato ou ainda não decorou o número daquele que escolheu pode buscar informações na página do TSE dedicada à divulgação das candidaturas. A pesquisa deve ser feita pelo nome dos candidatos ou partidos e, por meio desta, é possível acessar informações como a lista de bens do aspirante ao cargo público. O eleitor que ainda não sabe seu local de votação, também pode consultar pelo site do TSE.

Prefeitura

É a primeira vez que os cinco candidatos concorrem à prefeitura de Dourados, porém todos exercem ou tentaram exercer mandatos políticos, como é o caso de Wanderlei e Ênio. Eles arriscaram ser vereador em eleições passadas, sem sucesso. Geraldo atualmente é deputado federal, Délia é vereadora e Renato é deputado estadual.

Professor, Ênio Ribeiro, 58 anos, é formado em Geografia e durante as três décadas que atua na área de docência, lecionou nos ensinos Fundamental e Médio e também em universidades. Ele não exerceu até hoje mandado político, mas chegou a concorrer ao cargo de prefeito da cidade de Coronel Sapucaia, no início dos anos 90, porém não venceu. Antes disso, em 1988, tentou uma vaga na Câmara Municipal de Dourados. Ênio sempre militou pelo PT, ingressando no partido nos anos 80, quando exerceu liderança na União Douradense dos Estudantes (UDE). Em 2011 ele decidiu abandonar o partido, acreditando que o PT teria perdido um dos seus principais ideais, de estar ao lado dos trabalhadores. Em 2015, ingressou no Psol. Sua vice é Vera Alves.

De família pioneira em Dourados, Wanderlei Carneiro, 53 anos, também não exerceu mandado político até hoje. Entre os concorrentes, é o único que não tem ensino superior. Possui o Fundamental completo. Ele ingressou na vida pública em 1988, no departamento de estrada e rodagem na gestão do então prefeito Braz Melo. Ainda atuou em equipe de assessoria do então governador Wilson Barbosa Martins, em Dourados; como assessor de Murilo Zauith quando deputado estadual e federal; e por último, ainda com Murilo, no atual mandato de prefeito, na função de assessor especial de gabinete. Seu vice é Benjamim Barbosa.

Vereadora, Délia Razuk tem como vice o produtor rural Marisvaldo Zeuli. Formada em Pedagogia, com pós-graduações em Administração Pública e Gestão de Cidades, a candidata tem 60 anos, e exerce o segundo mandato na Câmara. Em setembro de 2010, com a prisão do então prefeito na época, do vice-prefeito e do presidente da câmara municipal, tornou-se presidente do legislativo e, um mês depois, assumiu a condição de prefeita interina de Dourados por 5 meses. Em 2014, ela concorreu ao cargo de deputada estadual, ficando como primeira suplente. A candidata era militante política pelo PMDB, porém desligou-se do partido para ingressar no PR com o objetivo de disputar a prefeitura de Dourados.

Deputado federal pelo quarto mandato, Geraldo Resende, 61 anos, é médico, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia. Ele tem como vice o arquiteto Rogério Yuri. Em 1992 Geraldo entrou na vida política ao ser eleito vereador, sendo reeleito quatro anos depois. Em 1998, foi eleito deputado estadual e, em 2000, assumiu o cargo de secretário de Estado de Saúde. Em 2002, Geraldo Resende foi eleito deputado federal e quatro anos depois, reeleito para o segundo mandato na Câmara Federal. Já em 2010 conquistou o terceiro mandato seguido e em 2014 garantiu o quarto mandato consecutivo de deputado federal.

Deputado estadual pelo primeiro mandato, Renato Câmara, 44 anos, é engenheiro agrônomo e técnico em agropecuária, com especialização em Administração de Empresas, e mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial. Ele foi prefeito de Ivinhema por dois mandatos e, nas eleições de 2014, concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual, conquistando uma vaga na Assembleia Legislativa. No ano passado, ele mudou endereço eleitoral para Dourados, cidade da família da esposa Cristiane. Sua vice é Zélia Nolasco.

Candidatos a prefeito em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights