19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cineclube UFGD exibe comédia dos Irmãos Marx

- Publicidade -

Cineclube UFGD exibe comédia dos Irmãos Marx neste sábado

Por: Douradosagora – 22/07/2016 10h36

A comédia “Uma Noite na Ópera” (1935), dirigida por Sam Wood e protagonizada pelos Irmãos Marx, Groucho, Chico e Harpo, com entrada franca, neste sábado (23), às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O filme está na 12ª posição entre as 100 melhores comédias de todos os tempos pelo American Film Institute.

Em “Uma Noite na Ópera”, um esperto agente de negócios e dois amigos malucos tentam ajudar dois cantores de ópera a alcançar o sucesso, humilhando seus esnobes concorrentes.

Esse foi o primeiro filme dos Irmãos Marx feito para a Metro-Goldwyn-Mayer após a saída da Paramount Pictures. Por sugestão do produtor Irving Thalberg, o filme marca uma mudança de direção na carreira dos Irmãos Marx.

Nos filmes da Paramount, os personagens deles eram muito mais anárquicos: eles atacavam (de forma cômica) qualquer um que por azar cruzasse seu caminho, fossem culpados ou não. Thalberg, contudo, achava que isso tornava os irmãos antipáticos, particularmente para a audiência feminina. Nos filmes da MGM, os irmãos reservam seus ataques aos vilões.

Nesta comédia, os personagens dos irmãos estão mais estilisticamente refinados. Groucho está mais sensato e menos encrenqueiro. Chico ficou inteligente e Harpo se tornou mais infantil. O filme segue um roteiro mais delineado, com as narrativas tendo começo, meio e fim, ao contrário das produções da Paramount que consistiam em uma sucessão de gags. O final é grandioso como é tradicional nos musicais da MGM.

CENA CLÁSSICA

Driftwood planeja um encontro com a Madame Claypool em sua cabine de navio. O lugar é tremendamente apertado e fica ainda mais incômodo com o seu enorme baú de bagagens. Ele pede ao trio de amigos clandestinos (Fiorello, Tomasso (que dorme profundamente) e Riccardo Baroni) que saiam devido ao encontro, mas Fiorello insiste em conseguir comida (“We getta food or we don’t go”, algo como “Ou nos dá comida ou não sairemos”, dito com suposto sotaque italiano, com erros de inglês). Driftwood chama o camareiro (steward) (“I say, Stew”) no corredor e pede o jantar.

Logo a seguir começam a chegar mais pessoas com Groucho, irritado e ao mesmo tempo parecendo se divertir com a situação, permitindo a entrada delas no recinto: duas arrumadeiras, uma manicure, um mecânico do navio e seu assistente, uma moça procurando por sua tia (ela pergunta pela “tia Minnie”, o que é tido como uma referência à mãe dos Marxs (Minnie Marx)), uma faxineira (“You’ll have to start on the ceiling.”, ou “Terá que começar do teto”) e três criados com as bandejas de comida, totalizando 15 pessoas empilhadas umas nas outras (quando Driftwood diz sua famosa fala: “Is it my imagination, or is it getting crowded in here?”, ou “É minha imaginação ou isso aqui está lotado?”). A massa humana despenca cabine afora quando Madame Claypool chega e abre a porta.


https://youtube.com/watch?v=CUS-FnxUJb8

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights