21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cineclube UFGD exibe O Pagador de Promessas

- Publicidade -

A sessão é aberta ao público e ocorrerá às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso)

Por: Douradosagora – 03/12/2016 07h37

O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe neste sábado, 3 de dezembro, o filme brasileiro “O Pagador de Promessas” (1962), dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral de Dias Gomes. O filme conquistou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, um dos mais importantes prêmios cinematográficos do mundo.

Nesta obra, Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso. O debate será realizada pelo publicitário e diretor de cinema, Albano Pimenta, que é chefe de Divisão de Audiovisual da Assessoria de Comunicação da UFGD.

A sessão é aberta ao público e ocorrerá às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Pagados de Promessas

O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local, que representa a autoridade da religião oficial, recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias “pagãs” em que a promessa foi feita, impossibilitando o cumprimento da mesma. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingênuo Zé.

Os praticantes de candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária.

Zé insiste em entrar na Igreja e recebe apoio da população pobre, que acredita que ele tem o direito de pagar sua promessa, criando, assim, uma situação de conflito com o padre.



Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-