25.4 C
Dourados
terça-feira, 19 de março de 2024

Debilitado, Baruk se despede depois de 2 anos de serviços na PM

- Publicidade -

Com doença degenerativa após constatação de veterinários, cão responsável pela apreensão de mais de 3 mil quilos de drogas será sacrificado

Por: Flávio Verão – 05/02/2016 10h16

Baruk, 8 anos, um Pastor Belga Malinois, fez sua despedida na manhã desta sexta-feira (05) no 3º Batalhão da Polícia Militar em Dourados. Debilitado e com doença contagiosa, o cão será sacrificado nos próximos dias.

Vindo do Bope (Batalhão de Operações de Policiais Especiais) de Curitiba (PR), Baruk chegou ao canil da Força Tática do 3º Batalhão em Dourados no mês de agosto de 2013. Os policiais precisavam de um cão preparado e a polícia do estado vizinho cedeu Baruk para atuar no combate ao tráfico de drogas.

Durante dois anos e cinco meses de serviços prestados em Dourados, o Pastor Belga Malinoi, com seu faro apurado, conseguiu descobrir, somente no ano passado, pouco mais de 3 toneladas de entorpecentes escondidos nos mais diferentes compartimentos e cargas.

Com doença degenerativa e contagiosa – laudo constatado por veterinários -, Baruk terá que ser sacrificado. Ele enxerga pouco, está com o olfato debilitado e expele sangue.

A cerimônia de despedida foi rápida, mas emocionante. Após leitura de seu currículo e uma oração de despedida, Baruk desfilou para os policiais e em seguida foi colocado numa viatura da Força Tática, que deixou o Batalhão.

Segundo o tenente Jouzemar dos Santos, comandante da Força Tática, o cão já estava aposentado há três meses. “Ele sempre realizou um excelente trabalho e se destacou em apreensões de entorpecentes”, relata o comandante.

Baruk deixará lembranças pelas suas características de cão dominador, porém dócil e com extrema vontade de trabalhar.

Além de Baruk, o canil da Força Tática tem outros dois cães farejadores – Inca (Pastor Alemão) e Jady (Pastor Belga). Há também os cães Bad e Spike, rottweilers que prestam serviço de guarda, em caso de rebeliões, por exemplo.

Por ter foco em trabalhos de combate ao tráfico, a Força Tática vai receber um outro cão já treinado, que será doado pela Polícia Federal. A Força Tática tem policiais preparados para oferecer adestramento e treinamento a cães.

Baruk se despediu na manhã de hoje no 3º Batalhão da Polícia Militar em DouradosFotos: Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-