26.9 C
Dourados
terça-feira, 19 de março de 2024

Depois de 17 anos produtores da Agrovila Formosa recebem titulo definitivo

- Publicidade -

Por: Da redação- 01/07/2016 14h33

Depois de 17 anos, os produtores do Assentamento Municipal Agrovila, de Vila Formosa, em Dourados, receberem o título definitivo das terras. A entrega das escrituras foi feita ontem de manhã na sede da Associação dos Produtores do Assentamento Agrovila Formosa (Agroform) com a presença do prefeito Murilo, do ex-prefeito, Braz Melo, do governador regional, Valdenir Machado e dos vereadores Idenor Machado, Madson Valente, Silas Zanata, Bebeto, Alan Guedes e Dirceu Longhi e o deputado federal Geraldo Resende.

O assentamento foi criado em 1999, na administração do ex-prefeito Braz Melo para beneficiar produtores na produção da agricultura familiar. Até então os produtores tinham apenas um contrato de sessão de uso.
Essa é a primeira área da zona rural regularizada pela atual administração. No total são 160 hectares, que eram da prefeitura.

O processo de regularização está sendo feito desde 2011, mas só agora foi encerrado.
O prefeito Murilo falou da dificuldade para conseguir a regularizar a situação dos produtores familiares em função das inúmeras burocracias. “Mas conseguimos, depois de tantas idas e vidas, dependendo de documentos, mas graças a parceria do governo, através do Valdenir Machado, da associação dos produtores e vereadores e da prefeitura, que se empenharam. Tenho orgulho de estar aqui hoje com essa equipe entregando essas escrituras registradas em cartório no nome de cada um de vocês”, disse o prefeito.

Murilo elogiou a atuação do ex-prefeito Braz Melo, convidado para participar da entrega das escrituras. “Agradeço o ex-prefeito Braz Melo, que soube administrar a cidade por duas vezes e que criou esse projeto para os produtores poderem produzir, criar suas famílias e abastecer a cidade. Quero agradecer a vocês que acreditaram nesses políticos, no Braz, em mim, nos vereadores”, enfatizou Murilo.

AGROVILA

Cada um dos 46 produtores possui uma área de 2,5 hectares onde cultivam hortaliças, mandioca, milho, café, mantém criação de galinhas e produzem avos e leite. Toda a produção é comercializada em supermercados, atacadistas e feiras na cidade. Parte da produção é adquirida pelo poder público.

O presidente da Associação de Produtores do Assentamento Agrovila Formosa, Marco Aurélio Schwingel, disse que o titulo definitivo vai trazer segurança para os produtores. “Eles tinham as terras, produzem, mas não tinham a segurança de que as terras eram deles, agora com o título nas mãos tudo muda”, revelou.
Com o titulo definitivo os produtores vão poder também solicitar financiamento em bancos para investir mais na produção.

“Foi um trabalho muito bonito para tentar regularizar essas terras. Quero agra-decer em nome dos produtores os esforços feitos pelo prefeito Murilo, por seus secretários, pelo governo e os vereadores que ajudaram a trazer a tranquilidade para os produtores”, disse o presidente da Agroform.

: Prefeito disse que a escritura é resultado de uma grande parceria

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-