28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Dia de Cooperar leva serviços gratuitos a 11 municípios de MS

- Publicidade -

Os voluntários irão fazer doações de material de construção e donativos, pequenas reformas, atividades esportivas, apresentação de projetos sustentáveis, plantio de árvores e outros serviços gratuitos

Por: Douradosagora – 29/06/2016 08h42

O Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C – é o programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. Somente em 2015, mais de 1200 cooperativas realizaram ações de saúde, educação, cidadania e preservação do meio ambiente, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

No primeiro sábado de julho (2), celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, os voluntários contam com o apoio do Sistema OCB* para comemorar os resultados do programa. Reunidos em praças e escolas públicas, cooperativas oferecem diversos serviços à população, por exemplo, exames médicos, corte de cabelo, arrecadação de donativos, emissão de documentos e apresentação culturais.

As cooperativas do Mato Grosso do Sul estão mais uma vez mobilizadas na maior rede cooperativista de voluntariado do país: o Dia de Cooperar – também chamado Dia C. No primeiro sábado de julho (2/7), os cooperativistas se reúnem no Centro Olímpico Vila Nasser, em Campo Grande, para oferecer orientações em saúde e atividades educativas para a comunidade.

Este ano, 28 cooperativas participam do Dia C, desenvolvendo projetos de responsabilidade social, por meio de mais de 1800 voluntários. As ações chegam a 11 municípios do estado e a expectativa é beneficiar mais de 30 mil pessoas. As cooperativas realizam arrecadação de donativos, campanhas educativas e ações em benefício de instituições filantrópicas.

Haverá diversas ações também no interior, como nos municípios de Dourados, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Angélica, Maracaju, Deodápolis, Novo Horizonte do Sul e Nova Andradina. Os voluntários irão fazer doações de material de construção e donativos, pequenas reformas, atividades esportivas, apresentação de projetos sustentáveis, plantio de árvores e etc.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o papel das cooperativas mostra-se fundamental na redução da desigualdade porque oferece às pessoas uma forma digna e sustentável de ganhar a vida e promover a paz. “Partindo da premissa que o Dia C visa transformar a realidade das comunidades, os cooperados estão cada vez mais engajados com boas práticas de sustentabilidade, respeito às pessoas e engajamento no voluntariado”, afirma.

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

Serviço

Dia C em Campo Grande – Centro Olímpico Vila Nasser, Rua São Manoel, 100

Data: 2 de julho – das 13h às 17h

*Sistema OCB/MS: Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul.

Dia C em Campo Grande  será no Centro Olímpico Vila Nasser

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-