16.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dourados fica sem mamografia em pleno Outubro Rosa

- Publicidade -

Por: Valéria Araújo – 24/10/2016 08h05

Em pleno Outubro Rosa, a cidade de Dourados não dispõe de mamografia na rede municipal. É que a prefeitura tenta, desde 2015, instalar o serviço digital na Clínica da Mulher, período marcado por falhas técnicas. Antes disso, o sistema analógico também apresentou problemas e a Prefeitura chegou a ser notificada a suspender serviço. Na época foi constatado pela Vigilância Estadual de Saúde a falta de controle de qualidade e do dosímetro, que é um dispositivo que tem como função medir a exposição de um indivíduo à radiação.

O Ministério Púbico Estadual abriu inquérito em outubro de 2015 para apurar essas falhas técnicas na processadora do mamógrafo de Dourados, depois que uma paciente procurou o órgão ministerial para relatar falhas graves no laudo que emitiram a ela. O resultado do exame deu negativo, quando na verdade paciente estava com câncer. O Município chegou a corrigir algumas falhas, mas disse que com a implantação do serviço digital o problema estaria sanado, porém isso não ocorreu até o momento.

Na última quinta-feira (20) a redação de o Dourados Agora ligou para a Clínica da Mulher de Dourados e a atendente informou que o serviço de mamografia não estava disponível. A servidora disse que a Clínica aguardava uma liberação do Ministério da Saúde ou uma ação da nova “chefia” ano que vem para restabelecer o atendimento. Por isso, não havia previsão para o serviço voltar a ser prestado para a população.

Em relatório do Conselho Municipal de Saúde, em maio deste ano, foi contatado que os exames de mamografia não estavam sendo realizados no local devido a uma orientação da Vigilância Estadual de Saúde por falta de dosímetro. Além disso, constatou que o serviço estaria paralisado desde novembro de 2015 e que havia uma fila de 1.100 pacientes, sendo 650 do município de Dourados e 450 da macrorregião. O Conselho informou, na época, que os pacientes estavam sendo direcionados para o Hospital Universitário e “assim que vai surgindo vaga, libera-se a medida da contratualização com a Prefeitura”. Disse ainda que no prazo de 10 dias os problemas estariam sanados.

De lá para cá, o município chegou a instalar o sistema digital do mamógrafo, mas após novo relatório constatou-se a permanência de falhas. Para o promotor de Justiça dos direitos da Saúde, Etéocles Brito Júnior o fato da prefeitura direcionar o serviços para o HU não a isenta de fazer funcionar o serviço na rede pública. “Temos que analisar que este direcionamento não é adequado, até porque o atendimento no HU gera custos ao município, que terá que pagar pela oferta desses serviços, de uma forma ou de outra”, analisa, observando que no último dia 03 oficiou o secretário de Saúde de Dourados, Sebastião Nogueira a esclarecer eventuais anomalias constatadas no aparelho digital já instalado na Clínica da Mulher e data da provável regulação do serviço.

Outro lado

O Dourados Agora entrou em contato por telefone com o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, que informou que não poderia falar sobre o assunto naquele momento pois cumpria uma agenda em Campo Grande e solicitou que a redação entrasse em contato com a diretora da Secretaria de Saúde, Silvia Bosso.

Por sua vez, a diretora informou que o serviço de mamografia foi paralisado para a prefeitura implantar a Central Digital. Disse ainda que neste período foi necessário realizar reforma na Clínica e que a implantação do sistema está em fase final, aguardando um novo laudo radiológico para informar se o aparelho está funcionando em condições satisfatórias. Silvia Bosso disse ainda que a previsão é de que em 15 dias um novo técnico teste novamente o aparelho e ele volte a funcionar o quanto antes. A diretora confirmou que os pacientes estão sendo encaminhados para o HU e que os casos mais urgentes estão tendo preferência. Disse ainda que esta contratualização não estaria gerando despesas para município, uma vez que o aparelho de mamografia do HU pertenceria a Prefeitura de Dourados.

HU

Ao Dourados Agora, a Assessoria do Hospital Universitário informou que o mamógrafo utilizado para fazer os atendimentos direcionados pela rede pública pertence ao HU-UFGD. A Assessoria informou ainda que não haverá retorno financeiro ao hospital, “no entanto, HU-UFGD e Prefeitura são parceiros em diversas outras ações, já tendo a administração municipal auxiliado o hospital em situações técnicas emergenciais”.

Conforme ainda a assessoria, o hospital realiza o procedimento físico do exame e encaminha o material para a Clínica da Mulher, que fica responsável por analisar e emitir o laudo. “O encaminhamento destas pacientes não tem impactado, tanto financeiramente quanto na infraestrutura do HU-UFGD. A capacidade técnica do Setor de Imagenologia, incluindo aparelho e funcionários, é capaz de absorver a demanda enquanto for necessário”.

O HU-UFGD tem capacidade de realizar 30 mamografias por dia (dias úteis), sendo que 23 vagas são destinadas às pacientes encaminhadas pela Clínica da Mulher via regulação municipal.

Câncer de Mama

Enquanto Dourados enfrenta problemas para manter seus atendimentos em pleno funcionamento, os casos de câncer de mama aumentam no Estado. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a previsão para 2016 é de 820 novos casos de câncer de mama entre população. Mato Grosso do Sul tem uma das taxas mais preocupantes do país. A cada 100 mil habitantes, 65,23 pode apresentar a doença. Com essa estimativa, MS é o 6º no País em número incidência de casos de câncer de mama.

Clinica da Mulher de Dourados paralisou mamografiaFoto: Arquivo

Secretário de saúde Sebastião Nogueira

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights