23.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Eleitor de Dourados tem até 2020 para fazer biometria; na Capital é obrigatório

- Publicidade -

22/11/2017 06h31 – Por: Valéria Araújo

O eleitor de Dourados tem no mínimo até 2020 para realizar o recadastramento biométrico em Dourados, mas o Tribunal Superior eleitoral pode prorrogar ainda mais esse prazo inicial. A informação é do chefe do Cartório Eleitoral de Dourados, Conrado Rezende. Ele esclarece que notícias de que o prazo termina em dezembro e que há previsão de multas, são falsas. “No municipio de Dourados o recadastramento não é obrigatório para as eleições de 2018”, esclarece.

Desde a semana passada, eleitores de Dourados estão sendo vítimas de boatos espalhados na internet sobre multas de R$ 150 para quem deixar de fazer o recadastramento. Em relação a isso, a Justiça Eleitoral emitiu nota informando que “o áudio que circula pelo aplicativo Whatsapp contém falsas informações sobre o cadastramento biométrico dos eleitores de Dourados. Informamos que não existe a obrigação do cadastro, muito menos prazo para que o procedimento seja realizado. Também não é verdade que haverá cobrança de multas pelo não comparecimento”, destaca

A Justiça Eleitoral esclareceu ainda que o cadastramento da biometria dos eleitores está disponível, porém é realizada de forma facultativa. Só em Campo Grande o cadastramento é obrigatório e mesmo assim não há multa.

Tumulto

A notícia falsa espalhada na internet gerou tumulto no Cartório Eleitoral de Dourados. De 170 atendimentos diários, passaram para mais de 450. “A estrutura do cartório não comporta tudo isso, até porque, como não há um prazo estabelecido, não foi planejada uma força-tarefa. Nesses casos iriamos contratar pessoal e instalar postos de atendimento pela cidade. É uma outra lojistica”, explica.

Conrado disse ainda que por causa do tumulto, as pessoas estão ficando por mais de duas horas na fila. “O cartório fechou ontem às 20h, quando o encerramento dos trabalhos é às 18h. É ruim para o eleitor e para os servidores.”, explica.

Conrado destaca que não precisa todo esse corre corre. “O Cartório entra em recesso no dia 19 de dezembro e retorna as atividades no ano que vem, realizando novamente todo o trabalho de biometria”, esclarece.

Até o último dia 20, o cartório realizou 13.968 recadastros biométricos do total de 151.966 previstos, o que representa cerca de 9,1%.

Outros 137.998 eleitores ainda são aguardados nas 18º e 43ª zonas eleitorais. Em dois meses houve um avanço de cerca de 3 mil novos recadastramentos em Dourados. Em MS, dos 1.861.284 eleitores, 359,6 mil realizaram o cadastro biométrico, restando mais de 1,5 milhão procurarem os cartórios. Os dados são de outubro.

Serviço

Para mais informações: 3422-1656 (18ª Zona Eleitoral) e 3421-0000 (43ª Zona Eleitoral).

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights