22.7 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Força-tarefa contra o Aedes não cessa nem na semana do Carnaval

- Publicidade -

Em Dourados, força-tarefa contra o Aedes não cessa nem na semana do Carnaval

Por: Assecom – 06/02/2016 08h58

A força-tarefa contra o Aedes aegypti que faz parte do Plano de Contingência que vem sendo realizado em Dourados desde inicio de janeiro não vai parar mesmo durante o período de Carnaval. Conforme a programação haverá mutirão nesta sábado, 6, no Jardim Flórida, com saída da Seleta. A ação irá se estender das 7h às 13h.

Na segunda-feira, 8, quando é ponto facultativo nos órgãos público, haverá mutirão, no BNH 1º Plano, das 7h às 13h. O ponto de encontro é no Ceper.

Na quarta-feira de Cinzas, 10, a força-tarefa será no Jardim Márcia, das 7h às 13h. O Ponto de encontro é na unidade de saúde do Parque das Nações I.

Na sexta-feira, 12, o mutirão será no Parque Alvorada, das 7h às 17h. O ponto de encontro é na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo. No sábado, 13, será realizada uma mobilização com panfletagem na área central da cidade, com iniciativa e participação do Exercito Brasileiro, das 7h às 12h. Ponto de encontro na Praça Antônio João.

JARDIM GUAICURUS

Ontem, 5, o mutirão aconteceu no Jardim Guaicurus, Harrison Figueiredo e Dioclécio Artuzi, das 7h às 17h. O ponto de encontro foi na unidade de saúde do Jardim Guaicurus, onde se reuniram pelo menos 70 agentes de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) e 25 servidores dos serviços gerais da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).

O prefeito em exercício, Odilon Azambuja acompanhou parte dos trabalhos das equipes e conversou com moradores, como sempre faz desde o inicio das ações, em janeiro. “Estamos enfrentando um risco de uma epidemia por isso, é um trabalho que não pode dar trégua, pois o mosquito está ai e qualquer um pode ser picado e ficar doente”, reforçou.

A agente de endemias, que trabalha há 17 anos na área, Dorothi Trindade revela que é muito comum encontrar focos dos mosquitos nas casas. É geral, tanto no centro da cidade, como nos bairros. “O morador têm que verificar canto por canto da casa e quintal. Qualquer poça de água, ele pode se criar”, ensina.

O morador do Jardim Guaicurus, o pedreiro Cícero Soares, 65 anos, mantêm um depósito madeira, móveis velhos, latas, garrafas no quintal de sua casa. Os agentes de endemias não encontraram nenhum foco no local porque ele olha todos os dias para verificar se não têm depósitos de água parada. As garrafas se encontram de boca para baixo e as lonas que cobrem os materiais estão também livre de pequenas poças de água parada. “Nunca tive dengue, mas a gente está bastante atento do mal que essas doenças podem causar”, disse o morador.

O aposentado de 77 anos, Eloi Nicolau Correia, residente no mesmo bairro considera bastante importante a ação da prefeitura. “Acho que todo mundo deve cuidar de seu quintal sem que alguém tenha que falar, mas a ação da prefeitura reforça os cuidados, fazem a prevenção”, destacou.

CANAÃ E SANTA HERMINIA

O mutirão realizado no Jardim Canaã I e Santa Herminia trabalhou em 2.267 imóveis, nesta quinta-feira, 4. Nesses locais foram localizados 42 focos do Aedes aegypti, sendo 1,84% dos imóveis visitados.

Durante a ação nesses bairros foram feitas 18 notificações; 28 roçadas em terrenos baldios de particulares. Foram feitas também uma roçada em um campo de futebol e numa praça. Também foi feito bloqueio químico ou seja, borrifação de inseticida, com o carro fumacê/leco para eliminar os mosquitos adultos.

Trabalharam 70 agentes de endemias 25 agentes de serviços gerais da Semsur que tiveram o apoio da Guarda Municipal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.

A exemplo de outras áreas da cidade, agentes e voluntários fizeram uma “varredura” na região do Jardim Guaicurus em busca de focos do AedesFoto: Chico Leite

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights