16.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Enfermeira Terena defende dissertação sobre IST em MS

- Publicidade -

Por: Douradosagora – 24/06/2016 14h04

Zuleica Tiago defendeu ontem a dissertação intitulada “Sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênitas na população indígena do Mato Grosso do Sul: Análise comparativa entre as notificações no SINAN e DSEI-MS”, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Segundo a pesquisadora, o estudo foi feito por meio de dados levantados pelo Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN) e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS). “A partir dos resultados obtidos, o maior caso de Sífilis registrado foi na região sul do estado, onde residem os Guarani-Kaiowá e estão diretamente ligadas as condicionantes de saúde desfavoráveis como: perda de território originário, concentração demográfica e desestruturação socioeconômica”, afirma.

Essas situações, de acordo com Zuleica, impactam na vulnerabilidade a doenças infectocontagiosas destes povos. Segundo ela, o resultado final de sua dissertação deve ser levado para as comunidades. “Agora que aprovado, a minha dissertação será levada para as comunidades indígenas por meio de ações de saúde para evitar a disseminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”.

Zuleica Tiago Integra o Conselho do Povo Terena e representa o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul e a Comissão Estadual de Saúde. Com a dissertação torna-se a primeira enfermeira indígena a se formar no estado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para Lindomar Ferreira, Coordenador do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), o estudo tem grande importância para as populações de aldeias do estado, tendo em vista ser pesquisado e defendido por uma profissional da saúde indígena que atua dentro das comunidades. “A partir de agora temos um instrumento de grande riqueza que precisa se adequar para que seja aplicada de melhor maneira dentro das diversas comunidades do nosso estado”.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone: (67) 9267-1529

Zuleica Tiago defendeu ontem a dissertação intitulada

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights