28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Engenharia Civil da Unigran aborda prática profissional em Semana Acadêmica

- Publicidade -

Engenharia Civil da UNIGRAN aborda prática profissional em Semana Acadêmica

Pontes, tipos de concreto, barragens, portos e perícias judiciais foram temáticas discutidas

28/04/2017 10h44

A VII Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UNIGRAN reuniu discussões, workshops e apresentações culturais. Com palestrasde engenheiros civis de todo o país, o curso trouxe a prática da profissão para os acadêmicos, além de novas tecnologias e possibilidades do mercado de trabalho.

O coordenador do curso, Luiz Henrique Moreira, explica que, além de uma confraternização entre os estudantes e professores, o evento também une a teoria e a prática, fazendo com que o aluno possa descobrir os rumos de sua profissão.”Ele vai sentindo o seu caminho, em que focar. Durante a semana ele vai sendo moldado, vendo o que faz parte dele”, comenta.

O engenheiro civil José Proença Meireles falou sobre tipos de barragens, dando dicassobre o mercado de trabalho e o aproveitamento do estudo ainda na faculdade. Meireles explicou os tipos de barragens que podem ser construídas, aproveitando que o Brasil possui, como fonte principal de energia, as hidrelétricas.
Gilberto Piva, especialista em construções de pontes e viadutos, abordou o uso de concreto protendido nas construções. O engenheiro explica que o mesmo é mais caro, porém com maior durabilidade e eficiência, utilizado para aumentar a resistência, dando maior tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto nas construções.

Para os acadêmicos da UNIGRAN, de acordo com Piva, o conhecimento sobre esse tipo de concreto é a solução para diminuir os acidentes em construções de pontes, viadutos, shopping centers, entre outros. O CREA também teve espaço na Semana Acadêmica falando aos acadêmicos sobre o Conselho e as responsabilidades do profissional.

O engenheiro civil Antonio Carlos da Mata Barreto, que há mais de 40 anos trabalha no Porto de Santos, transmitiu aos acadêmicos e profissionais da engenharia civil, um pouco da sua experiência em projetos e gestão de infraestruturas e logística.

De acordo com o acadêmico do 5º semestre do curso de Engenharia Civil, Igor Fernandes, é fundamental a contextualização histórica dada por Barreto no início da palestra, para que os acadêmicos entendam bem o passado, de modo a compreender o presente do Porto de Santos.O engenheiro Ricardo Imamura também falou aos acadêmicos sobre Perícias Judiciais na Engenharia Civil.

O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Agrárias, Rubens Di Dio, explica que”apesar de estarmos geograficamente longe dos portos e grandes aeroportos, buscamos aproximar o nosso acadêmico dessas realidades, tendo em vista que nosso curso é amplo e generalista, formando profissionais para atuarem nas mais diversas áreas”.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-