21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Escola Rita abre matrículas para o fundamental integral

- Publicidade -

Além do Ensino Médio, instituição localizada na Vila Roma passa a atender do 6º ao 9º ano; alunos matriculados em outras escolas podem pedir transferência

Por: Douradosagora – 16/02/2017 06h57

A Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, localizada na Vila Roma, em Dourados, passa a oferecer ensino integral para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Até então, iria ofertar apenas o Ensino Médio. As matrículas estão abertas e alunos matriculados em outras escolas podem pedir transferência e fazer inscrição pelo site matriculadigital.ms.gov.br.

As aulas começam dia 20 de fevereiro, próxima segunda-feira. Esta semana professores, alunos do Ensino Médio e pais passam por um período de integração com o ambiente escolar e a metodologia pedagógica, onde o aluno é o protagonista, participa das decisões. Essa é a única escola estadual em Dourados com o modelo de ensino integral. No estado há outras 11, sendo oito em Campo Grande.

Com a proposta de combater à evasão e repetência, a Secretaria Estadual está investindo gradativamente no ensino integral, possibilitando que a cada ano mais escolas possam aderir ao modelo. A escola Rita Angelina em Dourados e as demais de tempo integral, em Campo Grande, Corumbá, Maracaju e Naviraí, recebem esta semana membros do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Recife (PE), pioneiro em ensino integral no país e considerado uma referência. A ação faz parte da acolhida e apresentação do programa “Escola da Autoria”, desenvolvido nas unidades com foco no protagonismo juvenil.

Nos últimos dez anos, Pernambuco reduziu os índices de evasão escolar e hoje é o líder do ranking nacional, com apenas 3,5% de desistências, contra 26% em MS. Amokashi Damasio é de Recife e um dos palestrantes do encontro. Ele concluiu o Ensino Médio em 2013, hoje cursa faculdade de Engenharia de Materiais na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e garante que o modelo de ensino é melhor para os jovens. “É um método voltado para as potencialidades e diferenças dos alunos. Torna-se prazeroso o ensino”, resume. Ao todo, 68 jovens de Pernambuco estão em Mato Grosso do Sul para trocar experiências com os estudantes do Ensino Médio.

Na escola de tempo integral as aulas começam às 7h30 e vão até às 17h. Nesse período os alunos recebem lanches e almoço. A diretora da escola Rita Angelina, Selma das Graças Lima, explica que serão mantidas as disciplinas do currículo regular e entrarão novas matérias a serem definidas após o início das aulas, juntamente com os estudantes. Não há sala fixa, o aluno é quem muda de sala de aula. Serão criadas salas temáticas para as disciplinas. “As complementares que ainda serão criadas em MS são conhecidas em Pernambuco como “clube”. Lá, dependendo da escola, há clubes de xadrez, robótica, leitura, debate, dança, música, entre outras.

Serviço

A Escola Estadual Rita Angelina fica na rua Projetada, s/n, na Vila Roma. Telefone: (67) 3426-3098.

Diretora da escola e Amokashi Damasio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights