16.7 C
Dourados
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Estudantes apresentam engenhocas na 2ª Feira de Ciências e Engenharias

- Publicidade -

Por: Douradosagora – 30/08/2016 08h32

Com a participação de 300 estudantes dos Ensinos Técnico, Médio e Superior e 63 engenhocas, prossegue hoje a 2ª Feira de Ciências e Engenharias (FECEN) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A programação de hoje e amanhã terá apresentação das engenhocas na Faind localizada na Cidade Universitária. A entrega da premiação para as melhores engenhocas e homenagem aos professores será na noite de quinta-feira, na Unidade 1 da UFGD; e as 17 palestras e oito minicursos de terça a sexta-feira (02), também da Faind.

A Fecen/UFGD é um projeto de extensão que visa estimular alunos de ensino básico e superior a desenvolver projetos de pesquisa, além de aproximar a escola da Universidade.

Sob orientação do professor Heberth Juliano Vieira (Facet), participam da organização da Fecen/UFGD acadêmicos e professores das faculdades Facet, FCBA, FCA, Faen, FCS, FACALE, Face e Faed.

Mais informações sobre a II FECEN podem ser obtidas pelo site www.fecen.com.br ou pelo e-mail [email protected]

Trajetória Fecen

Criada em 2014 com a colaboração de 140 extensionistas e 30 docentes, a Fecen teve sua primeira edição em 2015 com a participação de 300 estudantes dos diversos níveis de ensino e 55 engenhocas apresentadas.

Este ano, delegação de Mato Grosso do Sul, composta por 25 alunos e 10 professores, levou para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, 17 projetos de pesquisa da área científica e tecnológica.

Entre eles, esteve o projeto “Agroduíno: Sensoriamento Agrícola”, de autoria de Vinícius Feres Belló (IFMS – Campus Ponta Porã), apresentado e premiado na I Fecen/UFGD.

O estudante desenvolveu, juntamente com o professor Eder Villalba, uma ferramenta de baixo custo que permite a produtores rurais monitorar fatores climáticos importantes para o cultivo. O projeto consiste em um minicomputador que interliga sensores indicadores do tempo, como temperatura, umidade e qualidade do ar e do solo. O programa já foi desenvolvido na versão para computador e também em aplicativo para Android.

Após ser premiado na primeira edição da Feira da UFGD, Vinícius recebeu a credencial para a Febrace e foi classifcado em 1º lugar na categoria Agricultura. Além disso, o estudante recebeu credencial para a Genius Olympiad 2016 – International High School Environmental Project e, concorrendo com mais de 600 projetos de 85 países, ficou em 10º lugar.

Calendário Nacional

A Feira de Ciências e Engenharias da UFGD agora faz parte do calendário nacional de atividades científicas e tecnológicas. Visando o aumento da propagação da pesquisa científica no estado e no Brasil, em 2016 a Feira recebeu aprovação de filiação na Associação Brasileira de Incentivo a Tecnologia e Ciência (ABRIC).
Com informações da Assessoria Sinterpa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights