25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudantes e famílias separam lixo que vira material escolar gratuito

- Publicidade -

Estudantes e famílias separam lixo que vira material escolar gratuito

O local onde são montados os coletores se transforma em uma sala de aula prática, para que os professores possam diariamente desenvolver o tema “coleta seletiva” com os estudantes

07/02/2018 06h32 – DouradosAgora

O “Projeto Coletando”, idealizado pelo educador físico e jornalista Abílio Pietramale, traz uma perspectiva inovadora para a sustentabilidade através da coleta seletiva de lixo reciclado associada à educação de crianças com geração de renda direta à escola, além de meio ambiente limpo e livre de todos o maus causados pela poluição.

Pietramale inicia com a instalação sacolões e tambores coletores de lixo reciclável nas escolas. Através de palestras e vídeos, usando as redes sociais e sites de noticias, ensina como este lixo reciclável deve ser preparado nas casas – como forma de tarefa escolar – para ser entregue semanalmente pelas próprias crianças e pais na escola. O local onde são montados os coletores se transforma em uma sala de aula prática, para que os professores possam diariamente desenvolver o tema “coleta seletiva” com os estudantes.

Quando os coletores de plástico, papel, alumínio, tetra pak e outros metais ficam cheios, todo material coletado é comercializado. A renda liquida é revertida para a escola, em forma de material escolar e esportivo. “Quanto mais alunos estiverem trazendo o lixo reciclável já limpo de suas casas, mais renda vai dar à escola”, diz o educador físico.

Pietramale lembra que uma habitação produz, de renda líquida em forma de material reciclado, de R$ 1 a R$ 5 por semana. O projeto leva em conta que cada aluno de uma escola representa uma casa.

Para a coordenadora Luciene Lopes, da Escola Geny Ferreira Milam, do Cachoeirinha, uma das instituições beneficiadas, o “Coletando de Pietramale” é um divisor de águas da coleta seletiva em todo Brasil, por transformar o lixo que antes poluia o meio ambiente e agora gera renda e vira material escolar gratuito para as crianças. “Além disso, o projeto leva educação prática para toda família, porque mesmo nas férias os pais continuaram trazendo o reciclado para a escola”, completa.

Luciane acredita que as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, tanto de Dourados como do resto do Estado, além de empresas e marcas, devem apoiar o projeto pois é uma ideia transformadora com retorno imediato sem tirar recursos de qualquer outro setor, como por exemplo a saúde e a segurança pública.

O Projeto Coletando conta com a parceria da Serlinc, Gráfica Dourados, Programa Abílio Pietramale, Palete PB, Inflex, Cantora Gabi Andrade a estrelinha do MS, Total Açai, Arnet. O projeto necessita agora de um veículo para o transporte do lixo reciclável que é vendido, para a compra de materiais escolares e esportivos.

ServiçoTudo sobre o projeto em vídeos semanais pelo canal youtube e facebook Abilio Pietramale. Mais informações pelo telefone: (67) 99809 4851.

Abilio Pietramale entrega material escolar proveniente da renda gerada com lixo reciclado coletado nas escolas

 Educador físico e jornalista Abílio Pietramale é o autor do projeto executado junto a escolas de Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-