15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Exposição Je suis Guarany celebra o Dia do Índio

- Publicidade -

Em comemoração ao Dia do Índio, o artista plástico Charão Dias realiza mostra hoje das 7h às 18h, na Casa de Reza da Aldeia Jaguapiru

19/04/2017 07h35 – Por: Hakeito Almeida

Em comemoração ao Dia do Índio, o artista plástico Charão Dias abre hoje a exposição “Je’suis Guarany”. A mostra, com entrada gratuita, ficará aberta para visitações somente nesta quarta-feira, das 7h às 18h, na Casa de Reza da Aldeia Jaguapiru em Dourados. No local, paralelamente, acontece uma programação cultural sobre a temática indígena.

Charão conta que a ideia de montar a exposição surgiu após o confronto entre índios e fazendeiros, ocorrido em junho do ano passado, na região de Caarapó.

“O objetivo é contribuir apontando caminhos para que os indígenas valorizem ainda mais sua própria identidade. O fato de Dourados concentrar duas aldeias e ser referência para o Brasil perpassa pela urgência em propor soluções para os conflitos que são submetidos estes povos”, argumenta Dias.

Ele explica que o título da exposição está associada a frase “Je Suis Charlie” (que em tradução livre significa ‘somos todos Charlie’), por ocasião do atentado terrorista que atingiu o jornal satírico francês Charlie Hebdo em 7 de janeiro de 2015, que resultou em 12 pessoas mortas.

“Je’suis Guarany” propõe memórias emocionais do cotidiano que remete a origem, mistura e integração de cada um de nós brasileiros”, complementa Ju Espíndola, produtora cultural que está a frente da organização do evento.

A amostra contará com 12 obras de 6 a 50 centímetros, confeccionadas sobre placas de alumínio offset, que são utilizadas para impressão de jornal.

“Nos trabalhos, predominam as técnicas de pinturas a pincel, raspagem e grafite. Optei pelas cores verde, amarelo, vermelho, branco e preto”, detalha o artista plástico, que assinava como Manão e tem 30 anos de carreira, acumulando premiações em concursos realizados nas cidades de Bonito, Santa Catarina, São Paulo, dentre outras.

Etnias

Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, “Je’suis Guarany” também será apresentada dias 8 e 10 de junho, na Leparole Livraria, localizada a rua Euclides da Cunha, 1126, Jardim dos Estados, em Campo Grande. A entrada da exposição é franca.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights