21.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Aldeia Jaguapiru volta a receber abastecimento de água

- Publicidade -

Uma das bombas foi trocada e está em funcionamento. Já a segunda passa por manutenção e deve ser instalada em poucos dias.

Por: Douradosagora – 06/05/2016 08h36

Abastecimento de água na aldeia Jaguapiru, em Dourados, volta a ser realizado após reunião entre Prefeitura e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), na tarde de quarta-feira.

Durante a inspeção foi constatado que a deficiência no abastecimento ocorreu por conta de um desvio de água da adutora, um equipamento que faz o processo de retirada dos poços para os reservatórios da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), que secou, pois a água estava sendo desviada para o abastecimento de escolas dentro da comunidade.

Na reunião, foi exposto o problema e ficou acordado que o Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani) colocará registros que impeçam a retirada da água da rede adutora, de modo que melhore o abastecimento residencial na aldeia. As escolas utilizarão os poços já instalados pela Sesai.

O Sesani entregará a esses órgãos o projeto para providenciar mais bombas d’água e a instalação de rede elétrica para a utilização dos novos poços, de modo que o abastecimento dentro da aldeia e na escola sejam feitos de maneira independente.

De acordo com o Lindomar Ferreira, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), uma das bombas foi trocada e está em funcionamento. Já a segunda passa por manutenção e deve ser instalada em poucos dias. A partir de agora os cuidados devem ser redobrados para que a aldeia não volte a ficar sem o abastecimento. “Com a ausência de água na adutora, a pressão diminui e ocorre a vazão, por isso os reservatórios ficam secos”, explica. Após a reunião, Lindomar se reuniu com as lideranças e a comunidade da Jaguapiru para comunicar da decisão.

Conforme noticiado pelo Douradosagora, indígenas residentes na Aldeia Bororó estão sem água há semanas, em Dourados. Bomba queimada e escassez de instalações impedem a água chegar nas casas das famílias.


Na Bororó, famílias têm torneiras secasfoto - Cido Costa/ Douradosagora


Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights