21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Festa do Peixe vai até domingo no Rego D’água

- Publicidade -

Festa do Peixe vai até domingo no parque Rego D’água

28/03/2018 13h45 – Por: Da redação

A Prefeitura de Dourados deu início nesta quarta-feira (28), a 14ª Festa do Peixe, realizada nesta edição no Parque Primo Fioravanti Vicente, o Rego D’Água. A festa começou com o torneio de Parapesca e comercialização de pescado e segue até o domingo.

A competição de pescaria ainda ocorre na categoria Geral, de quinta-feira (29) a sábado (31). Também no sábado acontece a 2ª Corrida do Peixe e a cerimônia de premiação, da pesca e da prova. Já a comercialização de pescado até a Sexta-feira Santa (30). No domingo haverá liberação da pesca sem fins de competição.

A festa é organizada pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) e contou também com palestra realizada pela Polícia Militar Ambiental neste primeiro dia.

A comercialização de peixe fresco iniciou também nesta quarta-feira. Estão à disposição da população com preços acessíveis pelo menos 12 toneladas de peixe entre pacu e pintado. O secretário de Agricultura Familiar, Marcos Roberto Soares, destacou que os pescados são eviscerados, de criação de produtores da região e devidamente inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (Simd).

“A população poderá comprar seu peixe fresco e com ótima qualidade, garantindo o consumo com a família e participar dessa grande festa. Além disso, esse trabalho fomenta a economia local e valoriza o nosso produtor”, destacou Soares.

Parapesca

Nos primeiros horários da manhã, a Parapesca, nas categorias adulto e infantil já contava com mais de 300 inscritos. A secretária de Desenvolvimento, Rose Ane Vieira, destacou que a participação foi surpreendente e que a perspectiva é que a população continue a acompanhar as atividades que duram até o domingo, dia 1° de abril.

“O número de participantes superou nossas expectativas neste primeiro momento. É muito satisfatório estruturarmos esse evento para a população e perceber essa recepção e esperamos que muitas pessoas passem por aqui nos próximos dias”, disse.

Vitória Braun dos Santos, 11 anos, participou da Parapesca nesta junto do avô, Edegar Braun, 66 anos. Ela que foi campeã de pesca na edição de 2016 e aguardava ansiosamente ter um bom resultado desta vez.

“Quero pescar um bem grande para ganhar o prêmio mais uma vez. Gosto muito de vir pescar, sempre espero pela festa”, disse a menina.

A Parapesca seguirá até às 17h desta quarta-feira (28). A premiação será um televisor de 32 polegadas para o primeiro lugar e kits de pesca para o segundo e terceiro colocados, nas duas categorias.

A partir desta quinta-feira (29) até o dia 31, a pescaria é para a categoria Geral (que inclui crianças acompanhadas de pais ou responsáveis, e adultos). A premiação para os pescadores que tirarem dos lagos o maior exemplar será de uma kit de eletroeletrônicos para o primeiro lugar, uma televisão de 32 polegadas para o segundo e um notebook para o terceiro. Do quarto ao décimo quarto colocados serão distribuídos kits de pesca e bicicletas.

São parceiros do evento ainda a Secretaria de Serviços Urbanos, além da Fundação de Esportes com a parceria do Governo do Estado, da Sanesul, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Escritório Federal da Aquicultura e Pesca, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural. Apoiam o evento a Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, Guarda Mirim Dr. João Adolfo Astolfi, Guarda Municipal de Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados e Policia Militar Ambiental.

Pescaria na categoria Parapesca iniciou nesta quarta-feira. A festa segue até domingo com programação todos os diasFoto: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-