19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Gerente da UPA pede exoneração e aponta determinações “antiéticas” na unidade

- Publicidade -

Gerente da UPA pede exoneração e aponta determinações “antiéticas” na unidade

05/02/2020 12h46 – Por: Vinicios Araújo

O enfermeiro Adriano Cândido Marques, gerente-administrativo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados, solicitou à Funsaud (Fundação de Serviços em Saúde de Dourados) a exoneração do cargo de chefia.

Na carta ao qual o Dourados Agora teve acesso, o profissional aponta determinações “antiéticas” e sobrecarga de função como fatores para a decisão. Adriano tinha como salário base o valor de R$ 8.600,00. Em dezembro ele teve remuneração bruta de R$ 18.233,69, acrescidos por encargos trabalhistas.

“Venho por meio desta solicitar minha exoneração do cargo de gerente de unidade […] devido a incompatibilidade com relação a forma de gerir a unidade, a qual estou sendo obrigado a me posicionar, por meio de abordagens que vem em desencontro ao meu código de ética e com a forma que trabalho (humanizada e por meio da escuta ativa/qualificada)”, disse.

Adriano ressalta que muitas vezes, tais determinações chegaram através de comunicação verbal, ao invés de escrita e oficializada.

“Não compartilho com esse tipo de conduta que vem ocorrendo e repudio posturas que possam trazer insatisfação/desequilíbrio dos profissionais que atualmente trabalham em seu limite e com um déficit importante em seus setores, conforme documentos e o dimensionamento de pessoal já encaminhado para os senhores”, afirma.

Ele conta ainda que devido às dificuldades enfrentadas pela Funsaud, com “a falta de insumos, medicamento, transporte, visita de órgãos fiscalizadores, ausência do diretor técnico na Unidade e déficit de profissionais”, era preciso extrapolar o expediente de 30 horas semanais.

Adriano acusa o atual diretor-técnico da unidade, o médico Renato Nassr, de não cumprir devidamente a carga horário determinada pelo contrato com a fundação, sendo 20 horas semanais.

“Esse profissional não comparece a unidade para realizar seu papel como diretor e até mesmo para cobrir as lacunas encontradas na escala médica […] ficando sob minha responsabilidade, muitas vezes, corrigir tais problemas que são ocasionados pela falta de tal profissional no atendimento ao paciente”, afirma.

Com 10 anos de atuação em enfermagem, Adriano ainda contesta supostos questionamentos da direção da Funsaud sobre suas capacidades na gestão da unidade.

Segundo informações recebidas pela reportagem do Dourados Agora, durante as férias do servidor, outra enfermeira foi indicada para ocupar o cargo de gerência da UPA. A indicação teria partido do diretor-clínico Renato Nassr.

OUTRO LADOA reportagem ouviu a secretária municipal de Saúde Berenice Machado, que disse não ter sido comunicada sobre a carta de exoneração do servidor. Ela também diz não reconhecer tais “determinações antiéticas” e ainda que já havia solicitado a retirada do cargo no período em que Adriano esteve de férias.

“Temos que mudar as coisas, a saúde precisa melhorar, atender melhor a população, e estávamos tendo resistência de alguns servidores”, justificou.

Sobre o suposto não cumprimento de expediente do médico Renato Nassr, a chefe da pasta não quis comentar. Disse que irá apurar os fatos para obter todos os esclarecimentos.

Berenice também negou o fato da admissão da nova gerente da UPA ter sido indicação do diretor-técnico. “Todas as indicações para cargo eu trato diretamente com a prefeita Délia”, finalizou.

(Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-