19.1 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Guarda Municipal agora tem bafômetro para flagrar infração

- Publicidade -

Guarda Municipal de Dourados agora tem bafômetro para flagrar infração

Identificação de condutores de veículos sob efeito de bebida alcóolica na cidade não precisa mais ser feita pela PRF

Douradosagora – 29/09/2016 13h09

A Guarda Municipal)de Dourados conta com dois etilômetros. Conhecido como “bafômetro”, o aparelho mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea de uma pessoa mediante a análise do ar pulmonar profundo. Sua principal aplicação é identificar condutores de veículos que estejam sob efeito de bebidas alcoólicas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek, nas fiscalizações feitas pela Guarda Municipal, os aparelhos detectam de três a quatro casos por semana de condutores que fizeram uso de bebida alcoólica e estão no volante.

Em Dourados, nas fiscalizações de trânsito, uma das principais dificuldades era a falta dos aparelhos, que não havia disponíveis. Esses novos aparelhos vão ajudar tanto a GM como, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Polícia Militar e outras corporações de segurança que não dispõem dos aparelhos.

Nos últimos tempos para detectar o grau de alcoolismo no condutor os agentes de trânsito de Dourados estavam utilizando etilômetros da PRF (Polícia Rodoviária Federal). “A falta dos aparelhos era uma situação que dificultava o trabalho de fiscalização, mas agora com esses dois novos etilômetros na Guarda, já vai melhorar bastante”, disse Chencarek.

INFRAÇÃO

Se for constatado que há qualquer indício de álcool no organismo do condutor, ou seja, se o bafômetro constatar um índice a partir de 0,05 até 0,29 mg de álcool/litro de ar expelido, o condutor é penalizado com multa de R$ 1.915,40 e infração de trânsito gravíssima, com 7 pontos na carteira, perdendo assim o direito de dirigir por 12 meses. Um copo de cerveja, ou uma taça de vinho, é o suficiente para isso. Decorridos os 12 meses, o condutor poderá fazer uma reciclagem da CNH e recuperar o direito de dirigir.

Já na esfera criminal, o condutor flagrado dirigindo embriagado, pode ser autuado e preso se o policial constatar por bafômetro, exame médico, ou por provas testemunhais. A detenção pode ser de seis meses a três anos.

Foto: A FrotaLegenda: Os novos etilômetros adquiridos recentemente vão servir para melhorar as fiscalizações no trânsito de Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights