21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Inaugurada, Casa do Mel pode ter produção de até 20 toneladas por ano

- Publicidade -

26/06/2017 07h38 – Por: Da redação

A prefeita Délia Razuk participou, na manhã de sábado (24), do ato de entrega dos equipamentos e da inauguração do espaço onde vai funcionar o entreposto de produção do mel, na área da escola agrotécnica ‘Padre André Capelli’, na rodovia estadual MS 379 ‘Gumercindo Pimenta dos Reis’, que demanda ao distrito de Panambi. Ao lado do deputado licenciado e secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e de parte dos vereadores da Câmara de Dourados, a prefeita disse que “esse é mais um resultado produtivo, das boas parcerias”.

“As dificuldades existem, mas nós temos que enfrentá-las com coragem, empenho e trabalho. Assim, estamos fazendo. O maior desafio, de ser a primeira vereadora a sair direto, da Câmara, para a Prefeitura, depois de oito anos no Legislativo, já foi vencido. Agora, temos que unir forças e mostrarmos, todos os poderes juntos, que em Dourados as pessoas trabalham para que a cidade possa alcançar o potencial que merece ocupar em Mato Grosso do Sul”, discursou a prefeita.

Antes dela, o vereador Madson Valente (DEM), que intermediou as reivindicações da Promel (a Associação dos Produtores de Mel de Dourados) junto ao deputado Barbosinha, para viabilizar a emenda que proporcionou a compra dos materiais entregues neste sábado, discursou em nome dos colegas da Câmara presentes ao ato para destacar a participação da Prefeitura, através do secretário Landmark Ferreira Rios, da Agricultura Familiar e Economia Solidária, na viabilização do espaço físico da ‘casa do mel’, como ele denominou o entreposto. “O mel é o gigante adormecido que esperava por esse impulso para despontar como forte alternativa econômica regional”, disse.
Para o presidente da associação dos produtores, Luiz Renato Peixoto Cavalheiro, a Promel, com quatro anos de existência, agrega atualmente 16 membros, mas já se encaminha para ajudar o Estado a ser o maior produtor de mel do Brasil. O secretário de Agricultura Familiar lembrou que “apesar do agrotóxico das lavouras, que afeta diretamente na criação das abelhas, a Promel tem condições de produzir até 20 toneladas de mel no ano”. Ele também agradeceu as parcerias e pediu que o secretário Barbosinha seja o porta-voz de Dourados para conseguir mais apoios do Governo.

Ao enumerar as ações realizadas enquanto representante de Dourados na Assembleia Legislativa, ainda que licenciado do mandato, o secretário de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa disse que, além dessa emenda para equipar o entreposto do mel, prepara novos projetos para ajudar Dourados e os municípios que o elegeram. Disse que, assim como fez como presidente da Sanesul, quando o Município ganhou salto de qualidade na captação e distribuição de água e tratamento de esgoto, agora a cidade ganha viaturas motorizadas de quatro e duas rodas e equipamentos para atender às Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Operações de Fronteira. “O Brasil vive, pelo terceiro ano consecutivo, a maior recessão desde 1929, e é neste cenário que temos que nos dar as mãos, somar forças e buscar o equilíbrio, com fé e esperança no futuro, podem contar comigo”.

Além da prefeita Délia Razuk, do deputado Barbosinha e das lideranças da Promel, o ato de entrega dos novos equipamentos para o entreposto contou com a presença do diretor da escola agrotécnica, professor Aparecido Lima, e ainda dos secretários Joaquim Soares (Serviços Urbanos), Silvio Perez (Guarda Municipal), Denize Portolann (Educação), Ledi Ferla (Assistência Social) e Darlé Pacheco (Gabinete), além dos vereadores Idenor Machado, Alan Guedes, Bebeto, Romualdo Ramin, Braz Melo e Silas Zanatta e do chefe do escritório local da Agraer (a Agência estadual de Desenvolvimento Agrário), André Barros.

Notícia editada para correção de informações

Produção do entrepostoFotos: A. Frota

Prefeita vai a Brasília em busca de recursos financeiros para aplicar na recuperação das ruas de Dourados​Foto: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-