26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Indígenas ocupam Funai em favor da nova direção em Dourados

- Publicidade -

Indígenas fazem manifesto em favor da nova direção da Funai em Dourados

Mais de 50 líderes de aldeias da região da Grande Dourados ocuparam Funai em repúdio à carta que contestava nomeação

17/10/2017 06h34 – Por: Valéria Araújo

Mais de 50 lideranças de aldeias indígenas da Grande Dourados fizeram manifestação de apoio ao coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), Fernando de Souza, no dia 10. O ato aconteceu em resposta à carta assinada por 16 servidores da Funai que contestavam a nomeação de Fernando.

O manifesto de apoio contou com indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, das terras indígenas dos municípios de Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante e Douradina. Fernando da Silva Souza foi nomeado por meio de portaria do Presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de setembro de 2017 .

Para o cacique Kaiowá Silvio Iturve, da Aldeia Jarara, no município de Juti, Fernando Souza é uma liderança que tem bagagem, experiência e conhecimento para fazer uma boa administração na Funai. “Já participei de varias reuniões e viagens aqui no Estado e em Brasília e sempre vi o Fernando defendendo o nosso povo e lutando junto com lideranças e caciques por melhorias na saúde, educação, habitação, segurança pública e território e na defesa dos nossos direitos”, explica.

O cacique Kaiowá Faride Mariano de Rio Brilhante, vê com bons olhos a indicação de um indígena para Coordenação da Funai, principalmente um índio com experiência, humilde e de luta, segundo ele. “Índio com índio se entende melhor e por isso acredito no trabalho dele e vamos apoiar e ajudar o Fernando”. Na ocasião, várias outras lideranças se manifestaram favorável à indicação de Fernando frente à Funai e acreditam que poderão confiar novamente na instituição.

Fernando Souza é servidor público do executivo federal desde 1995, graduado em administração, pós graduado em Gestão de Politica Sociais. Foi presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena/Condisi, instancia de controle social do Distrito Sanitário Especial de saúde Indígena em Mato Grosso do Sul (DSEI/MS) por dois mandatos, foi coordenador adjunto do Fórum de Presidentes de Condisis em Brasília e membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando os povos indígenas do Brasil.

Foi assessor técnico da Funasa, na saúde indígena, diretor do Núcleo de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Dourados e agora assume a Coordenação Regional da Funai em Dourados. Tem dezenas de certificados de participação em diversos eventos como palestrante, coordenador e mediador de mesas, instrutor de diversos cursos e eventos, todos com a temática indígena. Souza foi ainda homenageado com prêmios recebidos pelos relevantes serviços prestados à causa indígena em nível nacional, estadual e municipal, especialmente com os Guarani Kaiowá comunidade onde nasceu, estuda, pesquisa e atua como profissional.

Indígenas ocupam Funai em favor da nova direção em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights