19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Internos ameaçam greve de fome na penitenciária

- Publicidade -

Internos da penitenciária de Dourados ameaçam greve de fome

De acordo com informações, os internos temem a suspensão das visitas, entre outros, especialmente no próximo domingo, Dia das Mães.

Por: Douradosagora – 04/05/2016 06h48

Internos da Penitenciária Estadual de Dourados (PED) ameaçam fazer greve de fome, por conta da mobilização dos agentes que estão prestando serviços essenciais durante a paralisação estadual. De acordo com informações, os internos temem a suspensão das visitas, entre outros, especialmente no próximo domingo, Dia das Mães.

O presidente do sindicato da categoria, André Luiz Santiago afirma que a mobilização segue até que o Governo do Estado se manifeste quanto às reivindicações da categoria. A entidade de classe apresentou ao Governo do Estado, ano passado, preocupação para com a situação de instabilidade e alto risco para os internos e agentes em serviço dos presídios de MS.

Na última segunda-feira, cerca de 300 agentes penitenciários reunidos em assembléia recusaram a proposta do governo do estado que incluía o abono salarial de R$ 200, a recolocação dos servidores em suas devidas classe pelo critério de tempo de serviço, através da alteração do artigo 54, e desta forma seria reiniciado a contagem do tempo na nova classe.

Conforme o Sindicato, não houve retorno por parte do Estado. Seis agentes foram envenenados e os servidores tachados de “relaxados”, conta Santiago. “Não trataram o sistema prisional com primazia e isso gerou crises”, acrescenta.

Segundo ele, sinais desta instabilidade relatados ao Governo do Estado precederam cinco recentes fugas na Penitenciária Estadual de Dourados e quatro na Máxima de Campo Grande. “Presos que antes trabalhavam, conversavam com os agentes, passaram a ficar calados, já sob orientação faccional”, diz.

Via de regra, quando os internos preferem enfrentar uma fuga por uma muralha, isso também pode significar perigo iminente dentro da unidade prisional onde temem ser esquartejados durante uma rebelião como a que ocorreu há cerca de uma década na então Phac de Dourados, e que acabou com mortos e feridos.

A Penitenciária Estadual de Dourados tem o maior número de internos em Mato Grosso do Sul, 2.434 internos; um morreu ontem durante o manifesto. Na Máxima da Capital, 2.390 cumprem pena reclusos.

Agentes penitenciários mantém operação padrão com prestação dos serviços essenciais; internos temem perder privilégiosfoto - Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights