15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Ipês colorem as ruas de Dourados durante o inverno

- Publicidade -

08/07/2017 07h37 – Por: Valéria Araújo

O inverno de Dourados ganha colorido especial com a florada dos ipês, por todos os cantos da cidade. De acordo com o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Dourados, o arquiteto urbanista Fábio Luis da Silva, a expectativa é de que a cidade concentre cerca de 100 mil ipês, a maioria das espécies roxa, branca, rosa e amarela.

Segundo ele, por serem nativas desta região, as árvores são fáceis de serem plantadas, fator que ajuda na perpetuação da espécie. “Dourados é um município arborizado com diversos tipos de plantas o que permite que durante o ano todo seja contemplada com as belezas das floradas de diferentes plantas como o ipê, a pata-de-vaca, o flamboyant e tantos outros”, destaca.

Conforme Fábio Luiz, o ipê tem todas as características para ser uma árvore urbana. “Enfeita e quebra o cinza da cidade”, acrescenta. Por outro lado, não pode ser plantada em qualquer lugar. “Deve-se evitar locais com fios elétricos, porque a copa é grande. Em outras situações, pode danificar calçadas. No verão dá uma sombra generosa e no inverno, sem folhas, deixa passar a luminosidade do sol”, explica, observando que o Imam recomenda a utilização do Ipê Mirim, que tem as mesmas características do que o convencional, mas é menor.

Parque

A admiração pelos ipês em Dourados é tão grande que a cidade tem um parque que recebeu o nome da planta. O “Parque dos Ipês”, construído em dezembro de 1995, tem em sua placa de inauguração a seguinte mensagem: “O Ipê retrata a fertilidade da nossa terra. É uma explosão de cores na época mais seca do ano, anunciando a chegada da Primavera e renovação da natureza. É a árvore símbolo do Brasil”.

Guaicurus

Outro ponto que deve virar símbolo dos ipês douradenses é a Avenida Guaicurus, que recebeu ao longo dos últimos dois anos o plantio de cerca de 700 mudas. A proposta da Comissão Pró Guaicurus, liderada por Franz Mendes, é que o canteiro central e parte das laterais de aproximadamente 12 quilômetros se transformem em um cartão postal de Dourados.

Ipê

O ipê amarelo é símbolo do Brasil. É a espécie mais utilizada em paisagismo. Especialistas afirmam que é, sem dúvida nenhuma, a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e a mais bela; um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dela. Pertencentes à família das bignoniáceas, os ipês são incluídos no gênero tabebuia, palavra de origem tupi-guarani que significa pau ou madeira que flutua, com a qual os índios denominavam a caxeta, árvore que nasce na zona litorânea do Brasil. Apesar da etimologia do nome do gênero a que pertencem, os ipês, ou paus-d’arco, possuem madeira muito pesada (densidade entre 0,90 e 1,15 grama por centímetro cúbico).

Foto: Hedio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights