19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Jornalista Luis Carlos Luciano vai receber prêmio da Câmara

- Publicidade -

Por: Douradosagora – 26/07/2016 13h47

O jornalista e escritor Luis Carlos Luciano foi o escolhido para receber o Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva de Literatura, edição 2016. Luciano recebeu duas indicações para o Prêmio e concorreu com outros seis indicados.

Os trabalhos foram avaliados de acordo com a abrangência temática das obras, importância temática das obras, cunho regionalista e comprovação dos currículos vitae. A comissão optou pelo jornalista pela abrangência de suas obras, além do trabalho literário de relevância, que contribui para pesquisa sobre a história da cidade.

O Prêmio foi criado por meio de decreto legislativo e a premiação é conferida anualmente, durante sessão solene especialmente convocada para esse fim, a realizar-se no mês de agosto, durante as comemorações da Semana da Literatura Regional Sul-Mato-Grossense.

Luis Carlos Luciano começou como repórter em 1982 e trabalhou nos dois jornais diários de Dourados; cursou Letras com ênfase em Jornalismo na Unigran. Na década de 90 começou a escrever no jornal O Progresso, crônica semanal com o título “Rodando o Lero”, assinado com o pseudônimo “Fuscachambó”.

Em 2003 concluiu especialização na UFMS, em Letras, com concentração em Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa. Por alguns meses manteve crônica semanal no diário MS com o título “Coçando o Verbo”, apresentando, como ele próprio define “uma fase mais madura em relação ao ensaio literário”.

Também passou pelas redações da Folha de Dourados, rádio Grande FM e site Douradoinforma. Em 2003 escreveu “O Fenômeno Diário MS: dez anos de um sonho”, seu primeiro livro. Em 2004 e 2005 escreveu a biografia do coronel José Alves Marcondes, como título “Triunfo e glória de um Guerreiro”. Em 2006 relatou a história da Câmara de Dourados com um breve currículo dos prefeitos até aquele ano, com o título “71 anos do Legislativo de Dourados”. Em 2007 trabalhou na obra “Ribeiro: Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente – Exercício de Cidadania”, lançado em 2008.

Em 2014, Luciano lançou “Betânia”, seu primeiro romance. Em maio de 2015 lançou “Aced 70 anos, história da Associação Comercial e Empresarial de Dourados” e, em dezembro do mesmo ano, “Tereré, poeira e outras raízes douradenses”, com crônicas editadas.

O vencedor do Prêmio Idelfonso Ribeiro, edição 2016, é membro da ADL (Academia Douradense de Letras), jornalista do quadro permanente da prefeitura e atual presidente do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados) e diretor da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

O HOMENAGEADO

Ildefonso Ribeiro foi membro fundador e presidente da Academia Douradense de Letras; professor aposentado, foi classificado em diversos concursos literários, escreveu romances, livros de poesias, compôs canções, adaptou peças para o teatro e foi redator de jornal. Também colaborou com poemas, crônicas e artigos publicados em diversos jornais de Dourados, do Estado e do País.

 Luciano recebeu duas indicações para o Prêmio e concorreu com outros seis indicados.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights