32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mais de 77% dos indígenas ainda não foram imunizados contra gripe

- Publicidade -

Mais de 77% dos indígenas ainda não foram imunizados contra gripe

A 8 dias do fim da campanha, Secretaria de Saúde de Dourados registra baixa procura. Ao todo, 53,1% do público alvo em geral se imunizou no município de Dourados

19/05/2017 09h23 – Por: Valéria Araújo

A oito dias do fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, balanço da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados aponta que que apenas 3.139 pessoas se imunizaram na Reserva Indígena de Dourados. O número corresponde a 22,38% do total de 12.922 pessoas esperadas para receber a dose. Ao todo, a adesão do público-alvo geral na cidade de Dourados foi de 53,1%, o que representa 39.9 mil pessoas imunizadas. A meta é de 54.054 imunizações. A campanha termina dia 26 de maio.

Conforme dados da Secretaria de Saúde, foram vacinadas 8.441 crianças, o que corresponde a 57,29% do total estimado. Mais de 5.3 mil trabalhadores da Saude receberam a dose, o que corresponde a 70% de cobertura. Foram 1.259 gestantes imunizadas (44,36%), 206 puérperas (50,11%), 11.6 mil idosos (63,71%), 7.5 mil doentes crônicos e 1.6 mil professores.

Estado

Em Mato Grosso do Sul, a adesão do público-alvo está em 45,9% entre as crianças; 52,6% trabalhadores de saúde; 41,9% gestantes; 54,8% puérperas; 24,9% indígenas; 53,9% idosos; e 32,1% entre os professores.

País

Em todo o país, apenas 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 53% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, considera de fundamental importância que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas no inverno, quando os vírus da Influenza começam a circular com maior intensidade.

“A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada, por isso é necessário que as pessoas, integrantes do público-alvo, se conscientizem e procurem os postos de saúde para se vacinarem antes do período de inverno”, aconselhou a coordenadora.

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Foto: Eliel Oliveira Posto de Saúde na Aldeia Bororó começa a lotar nesta reta final da campanha nacional

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights