14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Manifestantes fecham rodovia Guaicurus de acesso ao campus e aeroporto

- Publicidade -

23/11/2017 09h44 – DouradosAgora

Técnicos-administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em greve há dias, bloquearam hoje a Avenida Guaicurus que dá acesso à Cidade Universitária e aeroporto, provocando um congestionamento em torno de dez quilômetros.

Segundo informações repassadas ao DouradosAgora, o movimento que conta com o apoio da comunidade acadêmica integra a pauta nacional em defesa da educação pública de excelência e ocorre, também, em repúdio às reformas trabalhista e da previdência, que tiram direitos dos trabalhadores.

De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (Sintef), Marcelo Matias Almeida, a categoria é contra uma série de medidas, como o aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, o fim da carreira, a revogação do Plano de Demissão Voluntária (PDV) que seria um ataque à estabilidade.

Desde o início do movimento grevista, os servidores reunidos em assembleia definiram uma escala de trabalho. Na universidade, o calendário de aulas está previsto até a segunda quinzena de dezembro.

As aulas do ano letivo retornam em 22 de janeiro de 2018 e o fim do segundo se encerra dia 28 de fevereiro do ano que vem.

A greve dos técnicos deve impactar principalmente o andamento dos laboratórios na universidade, podendo haver suspensão de aulas.

A paralisação é de caráter nacional e conta com a adesão de mais de 20 universidades. A movimentação faz parte de uma articulação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores de Universidades Brasileiras (Fasubra), entidade de representação nacional dos técnicos-administrativos.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights