26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Marçal apoia criação de fundação para revigorar o Teatro Municipal

- Publicidade -

Marçal apoia criação de fundação para revigorar o Teatro Municipal

Por: Da redação – 15/03/2017 12h34

Uma gestão participativa com profissionais do setor de arte para administrar as instalações do Teatro Municipal de Dourados. Esta é a proposta da classe artística local e que tem apoio do vereador Marçal Filho (PSDB), presidente da Comissão de Cultura na Câmara Municipal. A medida tem como objetivo oxigenar o teatro e fazer do local um espaço atuante para promoção de arte e cultura.

Artistas locais têm reclamado há um bom tempo sobre as condições do Teatro e pela ausência de projetos para promover o setor. Uma Fundação, segundo Marçal, pode criar um ambiente de governança e gestão melhor do que o regime atual, em que o Teatro Municipal é apenas um departamento da Secretaria Municipal de Cultura.

A ideia da Fundação foi apresentada aos vereadores na Câmara Municipal pelo juiz aposentado Celso Antônio Schuch, a pedido da classe artística. “Ele nos trouxe essa proposta e como parlamentar e presidente da Comissão de Cultura apoio a criação da Fundação do Teatro Municipal de Dourados, que vai apenas administrar o espaço, que continuará pertencendo ao poder público municipal”, explica o vereador.

Para Marçal, é preciso explorar mais a produção local com sua diversidade de artistas, tradições e festas populares. “O calendário de eventos na cidade é restrito às festas tradicionais como do Peixe, Junina, Dourados Brilha. Há vários grupos e profissionais de carreira solo em Dourados, de dança, de música, de teatro, sobretudo de um curso de Artes cênicas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É preciso repensar o calendário municipal e ampliar as opções de cultura à sociedade douradense”, avalia Marçal Filho.

Atualmente, o Teatro Municipal se encontra em uma situação quase de abandono. O problema não é só estrutural. Faltam equipamentos de iluminação, de sonorização e de projeção de vídeo. A criação da fundação ajudaria os futuros administradores a buscar recursos junto ao setor privado (grandes empresas), bem como conseguir verbas do Governo Federal. “Com isso será possível revitalizar o Teatro e entregá-lo em condições dignas à classe artística e à população”, reitera o vereador.

Ainda de acordo com Marçal, com a fundação, o Teatro Municipal passaria a ter autonomia em campos essenciais para o desenvolvimento de um projeto artístico de excelência, como administrativo, financeiro, patrimonial e artístico. A reestruturação do Teatro é um desejo do próprio secretário de cultura municipal, Gil Esper, que declarou à imprensa que a revitalização do espaço seria prioridade na atual administração. No entanto, a prefeitura não tem recursos para arcar com as despesas de reforma e dependeria de emendas parlamentares.

A proposta de criação da Fundação do Teatro Municipal de Dourados será apresentada na Câmara por Marçal Filho, para passar por apreciação dos demais vereadores e ser encaminhada à prefeitura para que seja discutido o projeto.

Marçal defende uma fundação administrando o teatro municipal para que o espaço seja melhor utilizadoFoto: Thiago Morais

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-