20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Marlon Beraldo é destaque na 14ª SP-Arte

- Publicidade -

11/04/2018 08h12 – Por: Flávio Verão

O artista plástico douradense Marlon Beraldo atinge um novo patamar na sua carreira essa semana. Selecionado entre milhares de alunos da faculdade Belas Artes, irá expor sua obra “Os menino”, na 14º SP-Arte – o maior festival de arte da América Latina. O evento começa amanhã e segue até domingo no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Criada em 2005, a SP-Arte é um dos mais importantes eventos do mercado global de artes. Serão 131 galerias participantes e 5 mil obras de artistas de 15 países, como Ai Weiwei, Banksy, Cícero Dias, Sandra Mazzini e Rodolpho Parigi.

As galerias se dividem em três setores: o geral, o solo, reservado para projetos focados em um artista, e o repertório, que expõe trabalhos de nomes importantes dos anos 1980, como Ione Saldanha (1919-2001) e Christian Boltanski.

A programação, que também contempla performances, design, lançamentos de livros e palestras, estende-se para além da Bienal. O douradense Marlon Beraldo, conhecido pela explosão de cores do grafite de alto relevo com efeito 3D será um dos destaques na 14º SP-Arte. Arquiteto e urbanista, atualmente cursa o 5º período de Artes Visuais na faculdade Belas Artes, em São Paulo, cidade onde está radicado há alguns anos.

Com a utilização de técnica que une cola, massa e tinta, Marlon chama a atenção com suas obras, seja em telas ou em ambientes internos de casas, empresas e de área externa, como muro. A mistura de cores se destaca, encanta e alegra os mais diferentes ambientes. Esse trabalho é também desenvolvido em camisetas.

Na obra “Os menino”, Beraldo se inspirou na cidade do Rio de Janeiro, local onde a segregação e a violência estão em evidência e quem mais sofre são negros e pobres. “Ela expressa o cotidiano e o corriqueiro pré-conceito em toda a sociedade. Busca ainda retratar o olhar sobre a consciência humana, sobre a sociedade segregadora, omissão do Estado, preconceito racial, discriminação sofrida pelo pobre, cor de pele e, de certa forma, a ditadura da aparência”, diz o artista douradense.

Utilizando a técnica mista, a sua marca, Marlon Beraldo trabalhou a obra com tinta acrílica, aquarela, cola e tinta óleo. “Gosto da fusão de diferentes técnicas, materiais e texturas”, explica. No entanto, a paleta de cores escolhida em “Os menino” foi em tons pastéis e aquarelado, fugindo por completo das cores vivas que costuma utilizar.

Trabalhando em ateliê na própria casa, Beraldo desenvolve cerca de 60% de sua produção. O restante é realizado no Centro Universitário Belas Artes. Seu atual fluxo produtivo é quase todo voltado à Belas Artes, local onde consegue criar uma ponte entre experimentos, formas, novas técnicas e plataformas. Em paralelo, mantém a marca em trabalhos de murais, telas, moda e batalhas de arte.

Ainda este ano, Beraldo quer desenvolver uma série de telas e fazer conexão com Dourados, precisamente no Galpão das Artes Guaicurus, da família da artesã Zilá Beraldo, localizado nos altos da Avenida Presidente Vargas. O mestre é especialista em cerâmica e no local Marlon Beraldo tem a oportunidade de criar as obras encomendadas por clientes douradenses. No Galpão quer fazer animação em mural.

Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Marlon Beraldo, fazer encomendas ou orçamento podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou nas redes sociais: @marlonberaldo.

Marlon Beraldo é destaque na 14ª SP-Arte

Na obra “Os menino”, Marlon Beraldo se inspirou na cidade do Rio de JaneiroFoto: Felipe Rufino

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-