18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Médicos dos postos vão bater ponto em 30 dias

- Publicidade -

Por: Flávio Verão – 23/02/2017 16h43

O ponto eletrônico biométrico para registrar o horário de atendimento dos médicos nos postos de saúde em Dourados será ativado em até 30 dias, anuncia o secretário de saúde Renato Vidigal. A medida atende ao pedido do Ministério Público Estadual (MPE) ao constatar que profissionais não estariam cumprindo horário de trabalho.

O secretário diz que o equipamento já é realidade na UPA e Hospital da Vida desde o mês passado, bem como na Secretaria de Saúde. “Não tivemos problemas com funcionários”, disse ele. O pedido para instalar o ponto eletrônico foi feito há um ano e na época médicos chegaram a criticar a medida.

Vários usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procuraram o Ministério Público para reclamar sobre a ausência de médicos e dentistas nos postos de saúde. Isso motivou o promotor Eteocles Brito Mendonça Dias Junior a recomendar à prefeitura a instalação dos equipamentos. Licitação para compra dos aparelhos foi realizada no final do ano passado, para entrar em funcionamento na atual gestão.

O problema sobre a falta de médicos, conforme o MPE, seria maior nas unidades básicas de saúde, alvos do inquérito civil público que investiga eventual improbidade administrativa. Caso constate que o profissional não cumpre a carga horária, ele poderá ser penalizado pela devolução do dinheiro recebido indevidamente.
“A instalação de pontos eletrônicos é tendência nacional e os profissionais de saúde têm que se adaptar a esta realidade e quem não se enquadrar será substituído”, diz Renato Vidigal. O profissional que não atende ao cumprimento de carga horária pode responder por improbidade administrativa.

Concurso

O secretário anunciou ainda que, por determinação da prefeita Délia, serão convocadas, já próxima semana, em torno de 300 pessoas aprovadas no concurso para o setor da saúde. Segundo ele, são profissionais da área médica, agentes de saúde, administrativa e vários outros cargos. Nos postos, segundo ele, o quantitativo de médicos a ser chamados praticamente vai substituir todos aqueles que atuam em regime de contrato.

Secretário Renato Vidigal diz que médico que não cumprir horário será substituídoFoto: Hedio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights