14.7 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ministério Público abre inquérito para apurar crise no PAM

- Publicidade -

Ministério Público abre inquérito para apurar crise no PAM em Dourados

Unidade de Saúde atende mais de 800 pessoas por dia, mas tem estrutura precária e aparelho de raio-x quebrado

27/03/2017 06h31 – Por: Valéria Araújo

Fotos: Hedio Fazan

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar o atendimento que vem sendo prestado aos pacientes do Pronto Atendimento Médico (PAM) em Dourados. De acordo com a promotoria, denúncias de estrutura física comprometida, falta de medicamentos e insumos, além do aparelho de raio-x estar quebrado chegaram ao MP por meio de pacientes, profissionais de saúde e de matérias jornalísticas. O promotor de justiça Etéocles Brito Júnior, é o responsável pelas investigações. Ele irá verificar a situação in loco na próxima semana.

A promotoria destaca que com a ativação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), O Pam passou a atender especialidades. Mais de 800 pacientes são atendidos no local por dia, em consultórios sem ventilação e o mínimo de conforto, conforme denúncias que chegaram até a promotoria. Etéocles disse que vai apurar as denúncias e tomar as providências cabíveis.

Recentemente a redação apurou que havia uma lista de pelo menos 14 tipos de medicamentos entre eles o sertralina, carbonato de lítio, fenitoína, entre outros de uso controlado em falta. Além disso, o prédio enfrenta problema grave de calha e infiltrações.

Os vidros estão quebrados, assim como vários assentos e os servidores que atuam no local chegaram a fazer vaquinha para comprar grampos e até papel higiênico, que segundo os pacientes faltava com frequência. Além disso, com ventiladores e ar condicionados sem funcionar, pacientes não são atendidos adequadamente. Por isso, muitas consultas são suspensas no período da tarde, acumulando os atendimentos da manhã.

Na última quinta-feira a vereadora Daniela Hall (PSD) esteve no local e constatou a precariedade. No local há dois aparelhos de Raio-X, mas apenas um funciona. O outro aparelho, segundo os pacientes, está quebrado. Sete tipos de medicamentos da saúde mental estão em falta.

No final de novembro o único aparelho que funcionava ficou 15 dias interditado pela Vigilância Sanitária, o que fez com que a Unidade acumulasse atendimentos. A vereadora disse que vai cobrar providências da Prefeitura.

“Precisamos dar atendimento digno aos nossos pacientes”, destacou. Recentemente o secretário de Saúde Renato Vidigal disse que já existe uma verba de emenda estadual para a reforma da unidade e acredita que até o meio do ano as obras iniciam. Também demonstrou interesse em resolver o problema da falta de ventilação e a manutenção do aparelho de raio-x, viabilizando recursos por meio da repactuação com Estado e União.

Na última sexta-feira a prefeitura de Dourados anunciou ainda que um projeto de reestruturação do Pam foi entregue ao senador Pedro Chaves e ele garantiu que vai destinar os recursos.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights