26.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Número de acidentes com mortes cai 41% no trânsito de Dourados

- Publicidade -

Também reduziu o quantitativo de acidentes de trânsito e o de acidentados não fatais envolvidos em colisões

18/08/2017 08h36 – Por: Flávio Verão

O trânsito de Dourados está menos violento. É o que aponta estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) ao registrar redução de 41% no número de acidentes com mortes. Também houve queda no quantitativo de colisões e no envolvimento de vítimas não fatais. Os dados são um comparativo dos meses de janeiro a julho deste ano com 2016.

Ano passado, foram 34 acidentes com mortes contra 20 registrados no mesmo período deste ano, compreendendo 41% de redução. O número de acidentes envolvendo feridos também diminuiu de 844 para 698, assim como o de colisões com registro de feridos, de 688 de janeiro a julho do ano passado contra 566 em 2017. Ainda houve queda no total de acidente: 1476 para 1172.

As estatísticas do Detran são coletadas junto a órgãos de segurança e de socorro em Dourados, responsáveis pelos atendimentos de ocorrências. Tomando como parâmetro que dia compreende a faixa horária entre 06h às 17h59 e a noite das 18h às 05h59, estatística comparativa semestral mostra que cerca de 70% dos acidentes com vítimas e danos materiais ocorrem no período do dia.

Parte dos acidentes é provocado por pessoas que fazem uso do álcool. Comparando o primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano em curso, percebeu-se um aumento de 4% nos acidentes de trânsito que apresentaram registros de alcoolemia.

No ano passado foram registrados 23, sendo 14 com danos materiais e 9 com vítimas. No primeiro semestre de 2017, foram 24 acidentes, repetindo o número de 14 para acidentes com danos materiais e 10 com vítimas.

A avenida Marcelino Pires, a principal da cidade, continua sendo a que registra o maior número de acidentes, com uma média de 110 colisões por mês. Em seguida aparece a rua paralela, Weimar Gonçalves Torres, com média de 90 acidentes.

Não há um ranking de terceira colocação, mas as demais ruas que competem com maior número de acidentes são as centrais Joaquim Teixeira Alves e Antônio Emílio de Figueiredo e as coletoras que ligam bairros: Hayel Bon Faker, Coronel Ponciano, Monte Alegre e Ponta Porã.

Multas

O número de infrações aplicadas a condutores em Dourados mais que dobrou se comparar o primeiro semestre de 2017 com o mesmo período do ano passado. Estatísticas do Detran mostram que 51.946 infrações foram registradas de janeiro a junho deste ao contra 23.385 de 2016, o que implica num aumento de 122%.

O aumento significativo de multas ocorreu pelo excesso de velocidade além do permitido. Esse tipo de multa é aplicado por dispositivos como radar e lombada eletrônica.

Em Dourados, radares foram instalados em três cruzamentos da avenida Marcelino Pires em dezembro do ano passado, indicando que seriam eles os responsáveis por “pegar” a maioria dos motoristas que pisam forte no acelerador.

Condutor e passageiros escaparam com vida de grave acidente na região central de Douradosfoto - Cido Costa/acervo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights