18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Órgãos de Trânsito se reúnem na OAB/MS para definir ações do Maio Amarelo

- Publicidade -

Órgãos de Trânsito se reúnem na OAB/MS para definir ações do Projeto Maio Amarelo

“O Projeto será apresentado nesta quinta-feira (28), às 19h, no auditório da instituição. O objetivo é trabalhar junto com os demais parceiros para melhorar o trânsito em nossa região e preservar vidas”, descreveu Larangeira.

Por: Douradosagora – 29/04/2016 06h44

Representantes do Poder Público e de órgãos da sociedade civil estiveram na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), com o objetivo de definir estratégias para a “Campanha Maio Amarelo”. A reunião aconteceu no plenário da entidade sob o comando do presidente da Comissão de Trânsito da OAB/MS, Fernando Larangeira: “O Projeto será apresentado nesta quinta-feira (28), às 19h, no auditório da instituição. O objetivo é trabalhar junto com os demais parceiros para melhorar o trânsito em nossa região e preservar vidas”, descreveu Larangeira.

Segundo o presidente da Comissão, a intenção do projeto é colocar em pauta a segurança viária envolvendo todos os segmentos que contribuíram para a formação do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT). Constituem o GGIT: órgãos do governo, empresas, entidades de classes, federações e sociedade civil.

O Movimento Maio Amarelo tem alcance internacional e preza pela segurança no tráfego, destacando o alto índice de mortos e feridos em acidentes no trânsito em todo o mundo. O Tenente Coronel Renato Tolentino Alves, do Batalhão da Polícia Militar, acredita que a união dos parceiros vai fazer a diferença no projeto. “O trabalho em conjunto de diferentes setores da sociedade vai contribuir para diminuir os tristes índices de vítimas fatais no nosso trânsito”, disse.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Marlene Alves Rondon, adianta que o órgão vai desenvolver diversas ações educativas ao longo dos próximos meses. “O papel do Departamento Estadual de Trânsito é lançar campanhas para conscientizar a população. Estamos incentivando a sociedade a realmente participar, refletir e discutir segurança de trânsito no seu âmbito”, explicou.

Na reunião o diretor de trânsito da Agetran, Carlos Alberto Pereira, definiu o papel do órgão no projeto: “A atuação da Agência Estadual de Trânsito é tanto no sentido de disponibilizar na área de engenharia uma sinalização adequada, quer sejam as faixas, placas e semáforos para que o condutor possa usufruir da estrutura viária disponível na Capital, possibilitando a diminuição de acidentes”.

Maio amarelo

O Projeto é realizado mundialmente e estimula o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV. A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

A reunião aconteceu no plenário da entidade sob o comando do presidente da Comissão de Trânsito da OAB/MS, Fernando Larangeira

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-