22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeita debate etapas finais do Plano de Saneamento

- Publicidade -

Prefeita debate etapas finais do Plano de Saneamento

20/02/2018 14h27 – Por: Da redação

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Dourados foi debatido na manhã desta quinta-feira (20) pela prefeita Délia Razuk e representantes da Secretaria de Obras Públicas. As etapas finais do projeto estão sendo estruturadas com prioridade na preocupação da gestão em um atendimento eficaz no que tange aos serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tahan Sales Mustafa, os próximos encaminhamentos do Plano são ações com objetivo, em especial, em sustentabilidade e economia no município.

Dentre as metas da próxima fase, a equipe elencou a criação de uma ouvidoria municipal para observações quanto aos serviços prestados; recomposição asfáltica; criação de departamento para fiscalização; redução do índice de perda de água.

A prefeita acompanhou o andamento, que ocorre dentro do prazo estabelecido. Ela enfatizou que o planejamento precisa atender à demanda atual e ainda ser estruturado de forma a contemplar “questões futuras”.

“Esse trabalho intenso agora começa a entrar em fase final e agregará muito na melhoria dos serviços, na preservação do nosso meio ambiente e contribuirá para o desenvolvimento sustentável do município, o que é de extrema importância e tem sido observado por toda equipe técnica envolvida e entidades apoiadoras”, ressaltou.

O Plano contempla diagnóstico da situação atual, seus impactos na qualidade de vida da população e prognostica as demandas dos serviços para os próximos 20 anos.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras Públicas, dentre os objetivos com o Projeto estão obedecer à exigência legal aos titulares de serviço público de saneamento básico, de acordo com Lei Federal 11.445/200; auxiliar o município a identificar problemas atuais dos quatro eixos do saneamento; determinar ações e alternativas para atendimento da demanda atual e de expansão; estabelecer objetivos, metas e investimentos, a fim de alcançar a melhoria dos serviços; contribuir para o desenvolvimento sustentável do município.

O plano é elaborado de forma integrada com as secretarias municipais, órgãos ligados ao meio ambiente, universidades de Dourados, além de outras entidades do município.

O andamento do plano, bem como plano de trabalho, equipe responsável, diagnóstico e órgãos parceiros podem ser acompanhados no site da prefeitura www.dourados.ms.gov.br no link informações e serviços/ plano de saneamento.

Secretário Tahan Mustafa e técnicos da Semop tratam com a prefeita Délia sobre o Plano de Saneamento

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-