23.8 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeitura abre as inscrições para “Família Acolhedora”

- Publicidade -

Prefeitura abre as inscrições para “Família Acolhedora”

Por: Da redação – 16/11/2016 13h43

A prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, já está com as inscrições abertas para as famílias que desejam ingressar no projeto social “Família Acolhedora”.

Trata-se de um programa de acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio da família de origem por meio de medida protetiva. Neste caso, as famílias cadastradas no programa são selecionadas para acolher em sua residência a criança ou adolescente por um período definido pela Justiça.

O programa independe das condições financeiras da família. Já que ela terá a garantia do recebimento mensal de uma bolsa auxílio no valor de um salário mínimo vigente. Vai receber ainda mais uma bolsa auxílio, no valor de um salário mínimo, pela criança ou adolescente acolhido, para que preste toda a assistência que se comprometeu no ato da assinatura do termo que adere ao programa.

A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla lembra que existem alguns critérios para aderir ao programa. Ela explica que as famílias vão receber em suas casas crianças ou adolescentes em situação de risco pessoal e social para lhes dar acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família tem que ter disponibilidade de tempo; interesse em dedicar-se aos cuidados e proteção à criança ou adolescente acolhido.

“Os deveres da família consiste em prestar assistência material, moral, educacional e de saúde”, completa, lembrando que também “pode surgir situação de irmãos e para evitar a ruptura dos vínculos familiares, os dois devem ficar na mesma família, se for o caso”.

Essas famílias também têm que participar das capacitações e encontros propostos pela equipe técnica do serviço; receber a equipe técnica nas visitas domiciliares, mesmo que não sejam previamente agendadas, além de contribuir na preparação da criança ou do adolescente para o retorno à família de origem, sempre sob orientação técnica dos profissionais do serviço.

PARA PARTICIPAR

A família interessada deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social localizada na Rua Coronel Ponciano, 1700 Parque dos Jequitibás (bloco anexo à Prefeitura) até 1º de dezembro, das 8h às 11h. Elas devem apresentar (original ou cópia) da Carteira de Identidade do responsável; comprovação de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência; certidão negativa de antecedentes criminais; atestado de sanidade física e mental ou avaliação psicológica; comprovante de rendimentos.

Mais informações do programa Família Acolhedora está disponível no Diário Oficial de Dourados de 26 de outubro de 2016. Na página 22 constam os procedimentos para a inscrição das famílias interessadas em participar do programa.

Outras informações na Secretaria Municipal de Assistência Social – Telefone (67) 3411-7720 ou 98468-8133.

Prefeitura abre as inscrições para “Família Acolhedora”

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights