19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Radares serão ampliados e vão para meio das quadras

- Publicidade -

Radares no trânsito de Dourados serão ampliados e vão para o meio das quadras

O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Agetran em Dourados, Carlos Fábio, ao participar ontem da abertura da Semana de Trânsito

20/09/2017 06h48 – Por: Flávio Verão

Implantados em dezembro do ano passado em três cruzamentos da avenida Marcelino Pires em Dourados, os radares serão retirados dos semáforos para serem colocados no meio das quadras. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito, Carlos Fábio Selhorst. Outros pardais, como também são conhecidos, devem ser instalados na cidade.

Ontem ocorreu a abertura oficial da Semana de Trânsito, na Câmara Municipal, evento que neste mês de setembro conta com inúmeras atividades educativas em todo o país sobre a consciência de um trânsito mais seguro. No município, ações são desenvolvidas nas escolas e nas ruas, com blitizes de cunho orientativo.

Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostra que houve redução de 19% de acidentes em Dourados de janeiro a agosto em comparação ao mesmo período do ano passado. Também teve queda de 29% o número de mortes, com registro de 12 a menos; assim como de feridos, com redução de 1000 para 811, ou 19% inferior.

Sentir no bolso o valor da multa, segundo Carlos Fábio, deixa o condutor a princípio nervoso, mas depois ele vê a necessidade de se adequar às regras de trânsito, como da Marcelino Pires, com velocidade máxima de 50 km/h. “Não são regras da Agetran. É do Código Brasileiro de Trânsito”, disse ele. Por ser uma avenida de pista larga e com três faixas, condutores pisam fundo no acelerador.

No primeiro semestre deste ano foram registradas 51.946 infrações de trânsito contra 23.385 em 2016, o que implica num aumento de 122%. O crescimento significativo ocorreu pelo excesso de velocidade além do permitido. Esse tipo de multa é aplicado por dispositivos como radar e lombada eletrônica. Em Dourados, os pardais instalados nos três cruzamentos da Marcelino Pires indicam que seriam eles os responsáveis por “pegar” a maioria dos motoristas que pisam forte no acelerador.

Segundo estatística, 32.737 condutores foram multados no semestre deste ano por transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%. No mesmo período de 2016 esse índice foi aplicado a 10.908 motoristas. Outros 6.222 receberam autuação neste semestre por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% e até 50%. No ano passado foram 3.048 multas.

O evento de ontem contou com a participação do presidente da Agetran de Campo Grande, Janine de Lima Bruno. Com o tema “Minha escolha faz a diferença”, ele falou para plateia composta por estudantes e profissionais das mais variadas profissões sobre o comportamento que cada indivíduo adota em seu dia a dia.

As infrações cometidas e que resultam em multas, por exemplo, muitas vezes são reflexos da escolha de cada usuário de trânsito. “Se não utiliza a faixa de pedestre ou se abusa da velocidade, entre tantas outras infrações, são práticas escolhidas pelas pessoas. Se todos respeitassem as regras e tivessem maior atenção, muitos problemas como acidentes seriam evitados”, disse Janine.

Em Dourados os pardais estão instalados em anexo aos semáforos. Lei de autoria do vereador Junior Rodrigues e aprovada semana passada na Câmara requer a migração do dispositivo para o meio da quadra. A medida tem como objetivo evitar que motoristas sejam multados injustamente ao serem obrigados a liberar a pista para ambulâncias, bombeiros. Com a aprovação do projeto, os equipamentos já instalados terão que migrar de local em 90 dias e os demais a serem implantados deverão atender a nova regra. Ainda não há previsão de instalação de novos radares. Os dispositivos são de responsabilidade do Detran.

Radares, hoje instalados perto dos semáforos, vão para o meio da quadra. foto - A Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights