32.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Reiki: o poder de energização por imposição de mãos

- Publicidade -

Por: Flávio Verão – 26/08/2016 17h44

As terapias alternativas vêm ganhando espaço e confiança entre pacientes e pessoas com problemas de ordem emocional, espiritual ou física. Individuais ou complementares a tratamento médico, elas visam amenizar as complicações geradas por diversas patologias, como depressão, ansiedade, estimulando pontos vitais do corpo para garantir seu equilíbrio. A técnica japonesa Reiki é uma delas.

Descoberta no século passado no Japão por Mikao Usui, ela se espalhou pelo mundo. Trata-se de uma técnica de energização por imposição de mãos em pontos chaves do corpo, a energia primária, criadora de tudo que existe, a energia divina. Muitos médicos já têm visto essa energização de maneira cada vez mais positiva.

O Dourados Agora entrevistou o Mestre Reiki Gilberto Falchi, de São Paulo, que iniciou no Reiki em 1993, pela pelas mãos da Mestre Leni Erica Gut, responsável por trazer a terapia ao Brasil. Ela, por sua vez, iniciou no Reiki por Phillys Furumoto, quarta Grã Mestre e neta de Hawayo Takata, que disseminou o Reiki na América. Takada foi iniciada por Chujiro Hayashi, aluno de Mikao Usui, criador do Reiki. Gilberto Falchi estará em Dourados mês que vem para aplicar cursos sobre a terapia.

O que é o Reiki e como atua?

Reiki é Energia pura e de mais alta frequência. Quando nos conectamos, ele nos preenche como um todo. Vai onde é necessário e desperta um processo de harmonização, pois é o agente de cura e o terapeuta não influencia no processo. A única atuação do terapeuta é tocar o próprio corpo ou o corpo do outro para que a Energia Universal de Vida seja transmitida. O Reiki sempre irá harmonizar os quatro corpos: físico, emocional, mental e espiritual.

Como funciona um tratamento Reiki?

No Sistema Tradicional, é feito um tratamento de quatro dias consecutivos. Este é um bom tempo para a pessoa perceber o Reiki, sentir uma melhora. Depois disso, deixamos o cliente à vontade para determinar de que forma ele irá continuar a terapia. Reconhecemos que o equilíbrio do outro não depende do terapeuta, que este é a ponte entre a pessoa, o Reiki e sua cura. Tudo se dará de acordo com sua permissão em nível profundo e seu verdadeiro comprometimento com sua harmonia física, seu desenvolvimento pessoal e crescimento espiritual.

De que forma o Reiki harmoniza o físico, o emocional, o mental e o espiritual?

Físico: O Reiki não reconhece a doença como parte inerente ao homem e vai trabalhar no sentido de resgatar sua condição natural, que é saúde e equilíbrio pleno, irá à causa dos desequilíbrios e despertará um processo de cura de forma correta, ou seja, de dentro para fora. Qualquer que seja o problema, ele irá trabalhar no sentido de resgatar a saúde física, proporcionando relaxamento profundo e levando ao sono reparador, resgata a energia do físico debilitado e com isso ajuda o corpo a reagir contra seus males, possibilitando curas. No emocional, ele trabalha em nossas emoções contraditórias, desencontradas, medos, raiva, traumas. Nos conflitos da mente com o coração, inseguranças, baixa autoestima, amor próprio. Percebemos que isto também afeta a qualidade de nossa vida.

No mental, o Reiki expande nossa mente e passamos a pensar melhor, a perceber que estamos sempre criando algo e que, nem sempre, da melhor forma. Constatamos sistema de crenças limitantes, valores que nos impedem de crescer, programações que herdamos de nossos pais e que precisam ser revistas. Percebemos que tudo começa em nossas emoções e em nossa mente. Sentimo-nos mais seguros e começamos a assumir responsabilidades por nós mesmos. Descobrimos que nossa felicidade depende, em primeiro lugar, de nós mesmos, que é mais importante ter paz do que razão.

Já no espiritual, nos reconectamos com nosso divino. A compaixão ganha um espaço cada vez maior em nosso coração. A percepção de que “Somos Um” vai ficando clara e passamos a ver o outro também como divino e, como tal, começamos a respeitar a diversidade. Afinal, somos todos filhos de Deus e, como tal, devemos e merecemos respeito. Como disse Jesus: Amai-vos uns aos outros.

Quem pode dar tratamentos Reiki?

Qualquer pessoa pode se tornar um terapeuta Reiki. O iniciado aprende no curso de Reiki I a dar tratamentos a terceiros e a se auto tratar com Reiki. Obedecendo sempre a regra de tocar o corpo por um tempo determinado e em pontos pré-estabelecidos no Sistema Tradicional, o terapeuta aplicará o Reiki na pessoa a ser tratada, e jamais fará diagnóstico, pois não é ele que promove a cura. O iniciado no Reiki é um instrumento da Energia Universal de Vida, seu papel é de tocar o corpo para que o Reiki flua de suas mãos para o Físico, Emocional, Mental e Espiritual da outra pessoa. Apesar do sistema ser simples, ele traz respostas profundas em todos os níveis, afinal, estamos em contato direto com a fonte da nossa Energia de Vida – Deus. Com a prática e com o tempo, constatamos que o Reiki só espera nossa permissão e nosso comprometimento com nosso bem estar para começar a promover equilíbrio em nosso corpo debilitado por doenças, a harmonizar nossas emoções fragilizadas e a trazer clareza à nossa mente e, com isso, expandir nossa consciência divina.

Como é o sistema Reiki?

Ele é composto de dois níveis e mestrado: Reiki I – 16 horas aula, quatro iniciações, história, cinco princípios, auto-tratamento, tratamento do outro; -Reiki II – 16 horas aula, uma iniciação, três símbolos sagrados, tratamento Reiki a distância, enviar para o passado, para projetos, para o presente, futuro e para ambientes; a preparação de candidato e a iniciação a Mestre é por no mínimo um ano e a iniciação de Mestre Reiki.

Qualquer pessoa pode se tornar um canal Reiki?

Sim. É um método simples e seguro, sem efeitos colaterais, sem dogmas, sem rituais, sem vínculos religiosos. O único pré-requisito para fazer o curso de Reiki I é a pessoa querer se tornar um canal Reiki. É um método onde o praticante não usa a sua mente, não usa sua intenção, não se utiliza de outras técnicas, não interage com a energia pessoal do outro, não há a troca da energia pessoal. Só o Reiki flui.

Serviço

Quem quiser conhecer mais sobre Mestre Reiki Gilberto Falchi o contato de e-mail é o e-mail: [email protected]. Em setembro ele tem agenda de cursos em Ivinhema (dias 3 e 4, das 8h às 18h); Ponta Porã (dias 10 e 11; das 8h às 18h); Dourados (dias 12 a 15; cursos das 13 às 17h ou das 18h30 às 22h30). Ele também estará em Dourados dias 17 e 18 de setembro, com curso das 8h às 18h. Contatos para inscrição via whatsApp com Tatiana (67) 98104-6450 ou Cristiane (67) 99615-5127.

Reiki um método simples e seguro, sem efeitos colaterais, sem dogmas, sem rituais, sem vínculos religiosos

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights