22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Sem-terra deixam usina e vão para o Incra e margens da BR-463

- Publicidade -

27/03/2017 13h49 – Por: Flávio Verão

Grupo de sem-terra que havia invadido hoje pela manhã a usina São Fernando em Dourados foram para margens da BR-463 e sede do Incra. Houve reintegração de posse e eles abandonaram a usina pouco depois das 12h.

Eles haviam ocupado a São Fernando por volta das 6h15. Ocorreu princípio de confronto, não confirmado oficialmente, e janelas e portas do refeitório da empresa foram quebrados pelos sem-terras.

A justiça determinou que eles deixaram a São Fernando e a saída ocorreu no fim da manhã, com a presença da polícia militar. Estava cogitada a vinda do Batalhão de Choque de Campo Grande, mas não foi preciso.

“Temos que resguardar a vida das famílias de nossos companheiros. Não temos condições de enfrentar a polícia que aqui está para defender, a mando da justiça, os donos de uma usina que deve bilhões para o governo”, disse Vanildo Elias Oliveira, líder do movimento.

A saída dos sem-terra da usina ocorreu de forma pacífica. Uma parte do grupo foi para as margens da BR-463, entre Dourados e Ponta Porã, bem em frente a fazenda São Marcos, de propriedade da usina.

Outro grupo dos sem-terra foi para a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Servidores do órgão abandonaram os postos de trabalho.

Na sexta-feira o grupo foi despejado da fazenda, onde havia invadido pela terceira vez desde o ano passado. Uma máquina derrubou dezenas de barracos com pertences dos sem-terras.

Hoje pela manhã, durante a invasão na usina, os sem-terra cobravam a presença no local do presidente do Incra, Leonardo Góes. O grupo estava com galões de álcool e ameaçavam “explodir” a São Fernando. Eles chegaram a ocupar dois prédios de setor administrativo, localizados na entrada da empresa.

O grupo planeja novos manifestos e reivindica desapropriação das fazendas pertencentes ao grupo São Fernando. A usina tem dívida de mais de R$ 1 bilhão.

Notícia editada às 14h32 pra acréscimo de informação

Parte do grupo dos sem-terra ocupou  sede do Incra em DouradosFotos: Cido Costa

Sem-terra foram para margens da BR-463, entre Dourados e Ponta Porã

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-